A ação intersetorial Juntos contra o câncer bucal movimentou a Praça Dermeval Barbosa Moreira, no último fim de semana, reunindo parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Coordenação de Saúde Bucal, CRO-RJ (Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro), Associação Brasileira de Odontologia (ABO - seção Nova Friburgo), Universidade Federal Fluminense (UFF - Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Unifeso, Sesc e Rotary Clube Caledônia.
No evento, ocorreram diversas atividades de prevenção, conscientização e promoção de saúde bucal, com enfoque principal na prevenção do câncer oral. A população recebeu instruções de higiene oral, tanto para crianças quanto para adultos, uso correto de próteses e de aparelhos ortodônticos, além de esclarecer dúvidas e receber orientações quanto a importância da visita regular ao dentista e do autoexame bucal para identificação e possível diagnóstico precoce do câncer de boca.
Durante o evento, foram prestados esclarecimentos sobre fatores de risco, como consumo de tabaco e bebidas alcoólicas e exposição direta contínua a luz solar, sobre a importância do uso de protetor solar labial com FPS 30 em caso de tal exposição ao sol e que é necessário procurar o dentista caso encontre alguma ferida que não cicatrize dentro de 15 dias, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento.
Aproximadamente 50 pessoas foram avaliadas pelos dentistas para busca de lesões orais e possíveis carcinomas, e nos pacientes avaliados as principais doenças e alterações da normalidade encontradas foram a periodontite, candidíase eritematosa, língua saburrosa e lesões traumáticas. Além disso, três casos de lesões brancas suspeitas de leucoplasia (lesões pré-cancerosas) foram detectados e as pessoas encaminhadas para a clínica de estomatologia da UFF, onde serão diagnosticadas e, caso necessário, encaminhadas para tratamento.
Quando identificadas nesse estágio, essas lesões podem ser tratadas com procedimentos mais simples, evitando muitas vezes o uso de terapias mais complexas como quimioterapia e radioterapia no futuro. Além disso, alguns pacientes que apresentavam outras lesões que necessitavam de avaliações mais criteriosas foram encaminhados para o serviço de Patologia Oral do município, que ocorre às quintas-feiras às 8h no posto de saúde Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, sem necessidade de marcação prévia, para nova avaliação, tratamento medicamentoso e, caso necessário, a realização de biópsia.
Além de todas as orientações sobre saúde bucal, todos que passaram pelo evento receberam brindes que estimulam a higiene bucal. Foram entregues em torno de 380 kits de saúde bucal adulto contendo pasta de dente, escova e fio dental de adultos e 360 kits infantis. Também foram entregues 290 escovas dentais avulsas para adultos e crianças e 200 cremes dentais.
A ação, segundo avaliação dos organizadores, foi um importante passo na atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como agente de educação e prevenção em saúde através da conscientização, já que iniciativas como essa têm potencial de gerar um valioso retorno para a saúde bucal, e consequentemente para a saúde geral da população.
Deixe o seu comentário