Artigos da Copa, Natal e réveillon dividem as vitrines

Expectativa do comércio aumenta com a proximidade dos jogos do Brasil e das festas de fim de ano
quarta-feira, 09 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Um fim de ano diferente. As vitrines e prateleiras das lojas de Nova Friburgo estão divididas entre o vermelho, o verde, o amarelo e o branco. Artigos relacionados ao Natal e ao réveillon tomarem conta das lojas nesta época do ano já é uma rotina, no entanto, a Copa do Mundo, que será realizada a partir do próximo dia 20 também disputa espaço nas vitrines das lojas com artigos verde e amarelo alusivos à nossa Seleção. 

A Copa do Mundo, desta vez, será realizada fora de época (geralmente acontece entre junho e julho) devido ao calor excessivo no Catar no meio do ano, quando a temperatura por lá chega aos 45 graus, inviabilizando o desempenho dos jogadores. O fato faz os comerciantes misturarem artigos das três festividades em suas prateleiras disputando a preferência dos clientes-torcedores. 

Esse, pelo menos, é o cenário de uma loja de decoração e festas no centro de Nova Friburgo. A gerente Nathália Haddad tenta harmonizar o espaço físico da loja: de um lado, árvores de Natal, bolas, pisca-piscas. Do outro, bandeiras do Brasil, cornetas e bandeirinhas. “Estou com metade da loja vermelha para o Natal e a outra metade verde e amarela, para a Copa. Para o Natal, a expectativa é de aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado, pois com a redução da pandemia, as pessoas voltaram a se confraternizar. Já em relação à Copa fora de época, realizada praticamente junto ao Natal, não tenho ainda um parâmetro, mas imagino manter o volume de vendas do último campeonato mundial, em 2018”, acredita.

Gasto médio de R$ 160 com a Copa 

Uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio) com 1.162 consumidores fluminenses, mostra que 34,4% dos entrevistados pretendem comprar algum produto relativo à Copa. O gasto médio de cada consumidor, um total de 2,7 milhões de pessoas, deve ser de R$ 158 e a movimentação financeira no estado vai girar em torno de R$ 422 milhões. Os produtos mais procurados, segundo a pesquisa, são as roupas alusivas à Copa ou à Seleção brasileira (57,8%), seguidas da camisa oficial  (29,3%) e bandeiras do Brasil (10,3%).

Aumento da confiança 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que é apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) referente a outubro, também demonstra otimismo com a proximidade das festas de fim de ano, impulsionado este ano, pela Copa. A perspectiva para o comércio no curto prazo avançou 0,6%, com o indicador alcançando 160,9 pontos, o maior nível desde março de 2020.

Outro termômetro que demonstra confiança no aumento de vendas no final de ano com a Copa do Mundo é a intenção de contratação, que avançou 4,5% em relação a outubro de 2021, de acordo com a pesquisa da CNC. O indicador está atrás apenas de outubro de 2013, e 82,8% dos varejistas consultados pretendem contratar mais funcionários, maior proporção desde dezembro de 2013.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: