O Campeonato Carioca Betnacional 2024 já tem a tabela definida. Em reunião do Conselho Arbitral, com clubes e representantes da competição, realizada na segunda-feira, 27, em um restaurante na Zona Sul da capital fluminense, foram definidos o regulamento e sorteada a tabela da Taça Guanabara.
A fórmula da competição, que vai começar no dia 17 de janeiro, será a mesma deste ano. O campeonato terá um turno único, com todos jogando contra todos, definindo os quatro semifinalistas. O primeiro colocado deste turno será o vencedor da Taça Guanabara. Do quinto ao oitavo lugar serão os clubes que vão preencher as vagas para as semifinais da Taça Rio. A segunda partida da grande final está marcada para 7 de abril.
O primeiro clássico do Carioca Betnacional será entre Vasco da Gama e Flamengo, pela 6ª rodada da Taça GB no dia 3 ou 4 de fevereiro. Na primeira rodada, se enfrentam Volta Redonda x Fluminense; Flamengo x Audax Rio; Botafogo x Madureira; Vasco da Gama x Boavista; Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa e Portuguesa x Bangu.
As arbitragens do Campeonato Carioca terão uma empresa internacional, independente do Departamento de Arbitragem, analisando o desempenho dos árbitros e assistentes. Um convênio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com a empresa francesa Good Game, que é especializada em checar e analisar lances de arbitragem, como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados.
“Esta empresa terá a finalidade do monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais. Porém, poderemos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação. É uma análise fundamentada, com elementos de alta tecnologia. Acredito que vai contribuir bastante para ver como foi o desempenho da arbitragem no nosso campeonato. Em termos institucionais de federação ou confederação, somos pioneiros nesse sentido. É para dar transparência à competição, sem qualquer viés”, ressaltou Rubens Lopes, presidente da Ferj.
Já o VAR (árbitro de vídeo), assim como na edição de 2023, estará presente em todos os clássicos, semifinais e finais da competição. Entretanto, qualquer clube pode pedir a utilização da ferramenta em sua partida, desde que o estádio do jogo esteja homologado pela International Board (IFAB).
Friburguense no segundo semestre...
Em um passado não muito distante, o torcedor do Friburguense já estaria analisando a tabela e acompanhando a montagem do elenco para a disputa da primeira divisão do Rio de Janeiro. Contudo, o cenário atual para o Tricolor da Serra é bem diferente e o clube terá um longo hiato de competições oficiais pela frente.
Tendo como base o calendário desta temporada, o Frizão só deve voltar a disputar uma partida oficial em setembro de 2024. Antes, porém, deverá ter a Copa Rio como primeiro compromisso. A Série B1, equivalente à terceira divisão do Rio, só começará após a disputa da A2, que irá definir os rebaixados e futuros adversários do time de Nova Friburgo.
Além do Friburguense, estão confirmados na edição do ano que vem as equipes do Barra da Tijuca, Goytacaz, São Gonçalo, Macaé, Nova Cidade, Paduano e Pérolas Negras. Duque de Caxias e Serrano conquistaram o acesso para a A2, a segundona de 2024, enquanto 7 de Abril e Serra Macaense foram rebaixados para a Série B2 (quarta divisão).
Deixe o seu comentário