Acianf realiza neste fim de semana a 3ª Festa da Flor do Lúpulo

Evento é parte do projeto de incentivo ao plantio da espécie, fundamental na produção de cerveja
quarta-feira, 27 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Moema Cordeiro
Foto: Moema Cordeiro

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realizará a 3ª edição da Festa da Flor do Lúpulo, neste sábado, 30, e domingo, 31, com atividades no Nova Friburgo Country Clube, Circuito turístico de Amparo e na Praça do Lúpulo, na Avenida Euterpe Friburguense, em frente ao supermercado Cavalo Preto. Trata-se de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento rural de Nova Friburgo e região.

O evento é integrado a mais uma etapa do Circuito Cervejeiro de Corrida, neste sábado, 30, que será realizada pela primeira vez no Nova Friburgo Country Clube. A cada quilômetro haverá uma cerveja Ranz à espera dos corredores para “hidratação”. A Cervejaria Ranz está preparando uma cerveja nova, exclusiva e com terroir friburguense, a cerveja da Baroa, que foi criada em parceria com o Nova Friburgo Country Clube. Ela conta a história da chegada da batata baroa no Brasil e leva o lúpulo local, produzido em Nova Friburgo. O objetivo é uma verdadeira festa de integração entre quem compra e consome cerveja e quem produz.

O lúpulo é um ingrediente essencial na produção da cerveja. É tradicionalmente usado junto ao malte, à água e à levedura. No calor do cozimento da mistura, ele libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico, além de ser um conservante natural.

O evento reunirá palestras técnicas sobre a cadeia produtiva, desde o plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, visitação ao Viveiro Paulo Cordeiro e restaurantes que fazem parte do Circuito de Amparo, com proposta de pratos que utilizam o lúpulo na sua preparação.

A festa enaltece a cerveja, que acompanha a história de Nova Friburgo desde sua colonização e ganhou força na cidade nos últimos anos, após o surgimento de produtores e cervejarias artesanais. Para a Acianf e demais apoiadores, um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferenciado.

Além disso, devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o projeto de lei 3308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região. “A importância do projeto do Lúpulo, sendo alcançado o sucesso, é a possibilidade de produzirmos cerveja artesanal com indicação geográfica, utilizando lúpulos frescos, o que redundaria em cervejas altamente diferenciadas”, destaca Alexandre Jacintho, vice-presidente de Agronegócios da Acianf.

É importante também registrar que a Festa da Flor do Lúpulo nasceu do esforço de Paulo Roberto Celles Cordeiro, que tomou a iniciativa de importar e desenvolver um viveiro em sua propriedade no distrito de Amparo, onde chegou a plantar e colher 18 espécies distintas de lúpulo, objetivando a melhor seleção dentre essas, das que melhor se adequariam em nossa região. Os estudos avançaram de forma surpreendente, o tornando uma das grandes referências no plantio de lúpulo no país. 

Lamentavelmente, Paulo Cordeiro faleceu em 1º de junho de 2019, aos 71 anos, vítima de infarto. Sua esposa, Moema Cordeiro, vem prosseguindo com o trabalho iniciado e oficializou o espaço como Viveiro Lúpulo Paulo Cordeiro. As inscrições para o evento podem ser feitas através do site https://links.acianf.com.br/lupulo. 

 

Programação

Sábado, 30 - Nova Friburgo Country Clube

  • 8h - Credenciamento

  • 8h30 - Abertura Oficial

  • 9h - Palestra “Desafios para a produção de lúpulo  - o papel da Rede” com Alexandre Jacintho Teixeira – Engenheiro Agrônomo – Emater-Rio/Acianf

  • 9h30 - Doenças do lúpulo: Aspectos práticos com Frederico Ferreira Pinto

  • 10h - “Utilizando o Lúpulo na Produção das Cervejas” com Duan Ceola - Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) 

  • 10h30 - “Cultivares de Lúpulo: quais devem ser utilizadas e Perspectivas Futuras” com Gabriel Braga Violento  - Engenheiro Agrônomo - Acianf/Embrapa Agrobiologia/UFRRJ 

  • 11h - “Legalização de Cervejarias” com Paulo Mangia - Sebrae 

 

Domingo, 31 

  • 10h - Inauguração da Praça do Lúpulo na Avenida Euterpe Friburguense

  • 11h - Visita ao Viveiro Paulo Cordeiro  

Especialmente nesse dia os restaurantes que fazem parte do Circuito de Amparo estarão oferecendo em seus cardápios pratos que utilizam o lúpulo na sua preparação.

  • Restaurante Fogão a Lenha: costela desfiada com lúpulo e bolo de chocolate com lúpulo; cerveja artesanal Cacife e Griebier. (Rua Antônio Lugon, 141 - Amparo - (22 - 99257-7378);

  • Empório Mió di Bão: rondelli de truta defumada com molho de lúpulo e patê de truta defumada com flor de lúpulo (Rua Dez de Outubro, s/nº - Amparo - (22 - 99907-2906);

  • Restaurante Refúgio do Sabor: rabada com lúpulo (Rua Dez de Outubro, - Amparo - (22 - 99839-8758);

  • Donana Delícias: queijo trufado com geléia de lúpulo (RJ-150, km 12 - Amparo - (22 - 99913-3403).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: