Academias ao ar livre devem ter equipamentos acessíveis

Nova lei municipal que entrou em vigor nesta semana determina acessibilidade nas academias instaladas em espaços públicos
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Entrou em vigor nesta semana em Nova Friburgo a lei 4.904/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de as academias ao ar livre terem pelo menos um equipamento inclusivo para pessoas com deficiência. Mas, de acordo com a prefeitura, nenhuma das academias que hoje se encontram aptas à utilização possuem equipamentos específicos para atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em nota, a prefeitura informou ainda que, atualmente não há previsão para aquisição de equipamentos para academias ao ar livre específicos para atender ao público portador de deficiências físicas. “Entretanto, a grande maioria dos aparelhos destas academias podem ser perfeitamente utilizados por pessoas portadoras de diversos tipos de deficiências ou restrições de mobilidade e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer já vêm estudando esta demanda e planeja, em um futuro próximo, disponibilizar mais equipamentos inclusivos à população friburguense”, informa a nota.

A lei, de autoria dos vereadores Wallace Piran e José Carlos Schuabb,  cita ainda os tipos de equipamentos destinados a esse público, como aparelho de remada, aparelho de rotação, aparelho puxador alto, voador, de desenvolvimento, entre outros. A nova lei determina também que playgrounds, em parques e praças em espaços públicos do município, ou seja parquinhos públicos também devem ter equipamentos capazes de atender pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Em seu 10º parágrafo, a lei determina que “os espaços públicos já existentes no município, de que trata esta lei, deverão se adaptar para viabilizarem as adequações necessárias para o cumprimento da presente legislação.”

Academias ao ar livre disponíveis

Hoje, a prática de atividades físicas é indicada como prevenção e tratamento para diversas doenças.  “Já foi comprovado que cada dólar investido na prevenção, economiza-se cinco dólares que seriam gastos na doença. Uma das maiores razões do aumento de comorbidades, mortes decorrentes de alterações metabólicas e até o suicídio é o sedentarismo”, explica o professor de educação física, Raphael Corrêa.

De acordo com a prefeitura, hoje, o município tem 26 academias ao ar livre, em diversos bairros. Em dez delas, há orientações de profissionais de educação física em determinados dias e horários da semana. “Sabemos que ter acesso a profissionais e aparelhos particulares não é tão barato. Analisando como um problema de saúde pública, como prevenção, com certeza esses aparelhos são de supra importância”, disse Raphael, acrescentando que “os profissionais de educação física podem adaptar os exercícios nesses aparelhos à necessidade de cada deficiência.”

Domingo de Lazer com atividades inclusivas

A prefeitura informou também que na próxima edição do evento Domingo de Lazer, no próximo domingo, 25, na Via Expressa, no bairro Olaria, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pensando na população portadora de deficiências físicas ou restrições de mobilidade, disponibilizará algumas atividades inclusivas, como o basquete e o vôlei adaptados.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra