As abelhas e seu papel polinizador

A importância dessas criaturas para a biodiversidade
sábado, 22 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

 A importância da polinização para o desenvolvimento sustentável é indiscutível. É por meio deste processo que as flores são fecundadas, o que permite a formação de frutos e sementes, e logo, o surgimento de uma nova planta.

A água, o vento e a gravidade são alguns tipos de agentes polinizadores, mas os animais são os principais responsáveis pelo trabalho. Cerca de 80% de todas as plantas com flores, por exemplo, são reproduzidas por eles, sobretudo pelas abelhas que são as mais eficientes. 

Por dia, elas podem visitar aproximadamente 7 mil flores, assim fomentam o equilíbrio dos ecossistemas e permitem a manutenção da biodiversidade, assunto de extrema relevância para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (Abelha), existem cerca de 20 mil espécies delas no mundo. No Brasil, há aproximadamente 1,6 mil, sendo mais 300 espécies nativas, como aponta o relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 2018.

Somente da espécie Miliponini, denominada popularmente por abelhas sem ferrão, indígenas ou nativas, são conhecidas cerca de 400 tipos. O país conta, em média, com 250, de acordo com a Abelha.

Abelhas nativas

Elas têm o ferrão atrofiado, ou seja, são incapazes de ferroar. Porém, possuem mecanismos de defesa. A equipe da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) revela que al­­­gumas dessas abelhas desenvolveram outras técnicas para se defender como mordiscar e até mesmo soltar substâncias que provocam ardência em contato com a pele humana.

A SPVS ainda indica que, comparados aos insetos com ferrão, as asas dos Meliponíneos são menores e a dinâmica de organização das colmeias, tanto em estrutura física quanto ao comportamento com as demais abelhas, é diferente. 

“A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel”, acrescentou a bióloga, mestre e consultora da Associação das Abelhas, Katia Aleixo.

Outra curiosidade é em relação ao mel. Como as abelhas nativas não ferroam, o mel produzido é mais fácil de ser cultivado, visto que tanto o manejo quanto o monitoramento das colônias e meliponários se tornam uma atividade menos perigosa. Além disso, a SPVS destaca que o mel delas tem “propriedades muito específicas e importantes, podendo, por exemplo, ser usado como bactericida, antifúngico, cicatrizante e antioxidante”.

Meliponíneos e a Mata Atlântica

Assim como as abelhas com ferrão, os meliponíneos são essenciais para a conservação ambiental. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), eles são responsáveis pela polinização de 30% da biodiversidade da Caatinga e Pantanal e até 90% das espécies da Mata Atlântica. Só nesta última, pesquisas apontam que “podem ser encontradas mais de 200 espécies de abelhas visitando flores de mais de 350 plantas”, revelou Katia.

Apesar da contribuição das abelhas nativas ser conhecida, elas são ameaçadas pelas atividades humanas. A SPVS ressalta que a interferência do homem está entre as principais consequências da extinção do inseto. 

“Práticas como queimadas, roçadas, utilização de agrotóxicos diminuem a possibilidade de sobrevivência destas espécies. A extinção destes insetos pode comprometer a existência de espécies da flora brasileira e, consequentemente, todo o equilíbrio natural necessário, inclusive, a sobrevivência humana com qualidade e bem-estar”, enfatiza a equipe da SPVS.

 

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra