3 de Maio: 197 anos da primeira imigração alemã no Brasil

Os imigrantes alemães chegaram à Vila de Nova Friburgo no dia 3 de maio de 1824, embarcados nos navios Argus e Caroline
segunda-feira, 03 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação / Teuto)
(Foto: Divulgação / Teuto)

Os imigrantes alemães chegaram à Vila de Nova Friburgo no dia 3 de maio de 1824, embarcados nos navios Argus e Caroline. D. Pedro I os enviou na época para uma vila construída por D. João VI, onde havia casas abandonadas pelos suíços. Por não terem se adaptado, subiram a Serra e aqui estão estabelecidos há 197 anos. 

Mais tarde, empreendedores alemães escolheram Nova Friburgo para implantar indústrias, como as dos setores têxtil e metal mecânico. Hoje, o município é a capital da moda íntima, e a Stam — de cadeados e fechaduras — foi eleita a melhor do Brasil, em 2020.

A cidade ainda conta com a segunda maior produção de flores de corte do Brasil, graças aos imigrantes, e ainda somos um polo de produção de cervejas artesanais. Como a Alpendorf, eleita agora em 2021, medalha de ouro em um festival realizado em Blumenau, SC. Nossa energia elétrica também é 220w, trazida da Alemanha para criação do polo Industrial em 1911.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: