O trânsito de Nova Friburgo, infelizmente, tem proporcionado estatísticas preocupantes. O índice de acidentes, principalmente envolvendo motocicletas, colisões e atropelamentos assustam. De janeiro até o último dia 4, o município contabilizou 454 acidentes de trânsito, segundo dados divulgados nesta semana pelo gabinete do vereador Marcos Marins (PSD), a partir de apurações de estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. O alto número de colisões sobrecarrega os serviços de saúde com a internação hospitalar de vítimas dos acidentes.
Recentemente, um balanço da Operação Lei Seca, divulgado por A VOZ DA SERRA, revelou que Nova Friburgo lidera os índices de alcoolemia no interior do Estado do Rio de Janeiro, entre os motoristas abordados nas blitzes de trânsito. Somente nas fiscalizações da Lei Seca realizadas em julho no município, constatou-se que mais de 51% dos motoristas abordados estavam dirigindo embriagados.
Diante da necessidade urgente de tentar frear a onda de acidentes nas vias de Nova Friburgo foi criado um Grupo de Trabalho reunindo representantes de diversos setores da sociedade friburguense e do poder público para elaborar estratégias com vistas a reduzir esses índices alarmantes, promovendo mais segurança no trânsito com sugestões de melhorias na mobilidade urbana.
A reunião acontecerá na próxima terça-feira, 19, às 14h no auditório do Sest / Senat, na Avenida Eugênio Gaiser (trecho urbano da rodovia RJ-150), próximo à fábrica de ferragens Haga. Na ocasião, deverão ser apresentadas por cada setor propostas viáveis para um trânsito mais seguro, fluido e humano, visto que Nova Friburgo ainda não possui um planejamento viário estruturado nem uma política pública de mobilidade urbana eficaz.
Na reunião do Grupo de Trabalho serão apresentados números alarmantes de acidentes no município apurados pelo gabinete do vereador Marins: em 2023, Nova Friburgo somou 723 colisões; no ano seguinte, 767, e neste ano, somente até julho, foram 446 acidentes registrados.
Deixe o seu comentário