Susto e alerta. Balão cai e deixa dois mil sem luz em Cardinot

Acidente no fim de semana chama atenção para o perigo comum nesta época do ano
segunda-feira, 07 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Portal G1)
(Foto: Reprodução Portal G1)

Moradores do bairro Cardinot levaram um grande susto na madrugada do último domingo, 6, com a queda de um enorme balão sobre a rede elétrica. O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado e não houve vítimas. Equipes da concessionária de energia elétrica Energisa Minas Rio estiveram no local e retiraram parte do balão que ficou preso na fiação. Foi preciso interromper temporariamente o fornecimento naquela localidade, deixando aproximadamente dois mil moradores sem luz por algum tempo. Um vídeo da queda do balão em Cardinot, no entanto, viralizou nas redes sociais.   

O episódio, infelizmente, é algo comum nesta época do ano quando costuma ser realizados festejos juninos com a soltura de balões. O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) alerta a população sobre os riscos associados a essa prática, associada a fogueiras e o manuseio de fogos de artifício. Segundo a corporação militar, entre os meses de junho e agosto, costuma haver um aumento significativo no número de ocorrências relacionadas a essas atividades, o que exige atenção redobrada e medidas preventivas.

Em todo o ano passado, por exemplo, o Corpo de Bombeiros registrou registrou 234 acionamentos nos municípios fluminenses por causa de quedas de balões — conduta que, além de perigosa, configura crime ambiental. Esses artefatos podem causar incêndios de grandes proporções, especialmente em áreas de vegetação e regiões residenciais. Entre os meses de junho e agosto do ano passado, foram registrados 56 acionamentos por conta de fogo em vegetação provocado por balões no estado do Rio.

(Foto: Reprodução Portal G1)

Recomendações dos bombeiros 

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, é fundamental que a população celebre essas festas com bastante cautela. “Essa época do ano é de muita alegria por conta das celebrações típicas, mas é necessário redobrar os cuidados. Fogueiras descontroladas, fogos de artifício sem manejo adequado, balões, consumo excessivo de bebida alcoólica e ligações elétricas improvisadas estão entre os principais fatores de risco que podem transformar a festa em tragédia”,  afirmou.

O Corpo de Bombeiros orienta que as fogueiras sejam montadas apenas em áreas abertas, longe de vegetação, imóveis, postes e redes elétricas, e a uma distância considerável do público presente. Também não deve ser acesa com líquido inflamável como álcool. Fogos de artifício devem ser utilizados com prudência, em locais seguros e abertos, por pessoas capacitadas. A soltura de balões, por sua vez, é proibida por representar risco direto à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.

A corporação também alerta para os cuidados com instalações elétricas improvisadas, comuns em barracas de festas. O uso de extensões irregulares ou sobrecarga de tomadas pode provocar curtos-circuitos e incêndios.

Denúncias sobre a soltura de balões podem ser feitas anonimamente às centrais 0300 253 1177 ou ao 21 - 2253 1177 (Disque denúncia). 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: