Após um ano do incêndio que atingiu o casarão histórico do Espaço Arp, um dos mais tradicionais imóveis de Nova Friburgo avança em seu processo de retrofit e restabelecimento. O anúncio dessa nova fase acontece após a celebração dos 114 anos de história da Arp, completados em 11 de junho.
As obras começaram oficialmente em novembro de 2024, logo após a assinatura do contrato com a construtora e antes mesmo da aprovação do seguro, e representam um importante passo na preservação e valorização desse patrimônio.
“O casarão é muito mais do que um prédio. É um símbolo afetivo, cultural e histórico para a cidade e para todos que fazem parte da história da Arp. Desde o ocorrido, nosso compromisso sempre foi trabalhar para resgatar sua essência, respeitando suas características arquitetônicas e, ao mesmo tempo, preparando-o para o futuro”, destaca a direção do empreendimento.
Diferente de uma restauração tradicional, o processo adotado para o Casarão é o retrofit. A prática busca preservar a essência, os traços originais e as características arquitetônicas do imóvel, ao mesmo tempo em que permite adaptar sua infraestrutura, atendendo às normas atuais de segurança, acessibilidade e uso.
A obra está sendo conduzida pela construtora MFigueira, com projeto de instalações da Taveira Arquitetura, com acompanhamento técnico especializado, parceria e projeto arquitetônico da Fundação Dom João VI, instituição pública que tem como missão preservar e promover a história de Nova Friburgo.
“Logo após o sinistro, a Fundação D. João VI se colocou à disposição para realizar a vistoria e o levantamento de danos. A partir dos dados coletados em várias visitas ao local, a Fundação contribuiu com aconselhamentos sobre as medidas que deveriam ser tomadas e ainda se encarregou do projeto arquitetônico de forma gratuita”.
Desde o início das intervenções, o projeto já passou pela fase de reforço de fundação, etapa essencial que permitiu a demolição de algumas paredes internas, proporcionando melhorias em seu layout, tornando-o mais versátil para futuros usos. Atualmente, a obra está na fase de montagem da estrutura metálica do telhado, que antecede os serviços de acabamentos internos, previstos para os próximos meses.
O projeto segue todas as exigências legais, normas técnicas e protocolos de segurança, prezando pela preservação dos elementos históricos e pela revitalização de um espaço que faz parte da identidade da cidade. Ainda não está definido qual será a nova ocupação do imóvel que antes abrigava um restaurante. A previsão de conclusão das obras é dezembro deste ano.
“Mais do que recuperar uma edificação histórica, este é um movimento que reafirma nosso compromisso com a cidade. O Espaço Arp agradece, mais uma vez, o carinho e o apoio da população friburguense que, desde o ocorrido, se mostrou solidária e engajada na preservação do patrimônio local. Este é um novo capítulo que começa a ser escrito, com respeito ao passado e olhar para o futuro. Que essa boa notícia, que compartilhamos nas celebrações dos 114 anos da Arp, seja também um presente para Nova Friburgo”.
Deixe o seu comentário