Você consegue ter esperança olhando o mundo?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 01 de maio de 2025

É difícil olhar os sistemas políticos e empresariais carregados de corrupção e maldade. Dói saber que certas instituições privadas, governamentais e até do campo científico funcionam com pessoas cheias de conflitos de interesses pessoais e com ideologias destrutivas. Está vindo grande angústia entre as nações. Algumas já a vivem e quem deseja justiça e verdade, sofre.

No final do século 19 surgiu a sensação de que o progresso humano despontaria de modo que teríamos paz e crescimento social. A Exposição de Paris ou Exposição Universal, uma feira mundial em Paris, na França, entre 14 de abril e 12 de novembro de 1900 celebrou as conquistas do século 19 e anunciava o desenvolvimento para o século 20. A ideia era que, com avanços tecnológicos e científicos, muitos problemas humanos seriam resolvidos.

Mas, de 1914 a 1918 a primeira guerra mundial destruiu tais sonhos e no século 20 mais de 200 milhões de pessoas morreram em guerras. O setor tecnológico avança, e a decadência moral também. Martin Luther King Jr. disse: “Temos mísseis teleguiados, mas pessoas desnorteadas.” Algumas delas governam cidades, Estados e países. Se você não é insensível à justiça social, isso assusta, não é?

Charles Darwin, Karl Marx e outros pensadores do século 19 tentaram convencer o povo de que a humanidade progredia biológica e socialmente. Mesmo admitindo que a humanidade melhorou em alguns aspectos, em tratamentos de doenças, tecnologia da informação, comunicação virtual, vislumbrando o futuro próximo do mundo, analisando como agem governantes corruptos e cruéis, não dá para ter uma visão otimista, de paz, segurança e prosperidade. Fala-se disso, por exemplo, no Fórum Econômico Mundial, mas sendo propaganda falsa de paz, porque a ideia é tirar a liberdade humana de escolha, criando a nova ordem mundial.

Nabucodonosor foi rei de Babilônia e sonhou com uma estátua com cabeça de ouro, peitos e braços de prata, quadris e coxas de bronze, pernas de ferro e os pés com mistura de ferro e barro. Babilônia foi o império áureo, a cabeça de ouro da estátua, durando de 626 até 539 antes de Cristo (aC). Depois veio outro império, o Medo-Persa de 539 até 331 aC. Em seguida veio a Grécia de 331 até 168 aC. Depois veio o Império Romano que dominou o mundo de 168 aC até 476 depois de Cristo. O sonho, descrito no livro de Daniel, capítulo 2, no Antigo Testamento na Bíblia, foi dado a Nabucodonosor uns 600 anos antes de Cristo e descreveu os impérios mundiais que surgiram após Babilônia. A História seguiu exatamente assim.

Vivemos clara decadência nos valores morais, com corrupção aumentada, violência, vida superficial materialista, dependência química, aumento da depressão (prevista ser a doença número 1 do mundo em 2030 pela OMS), distorções da verdade praticadas por igrejas que visam lucro material em vez de defesa da piedade ou que colocam a tradição acima da verdade revelada.

Babilônia afundou e acabou porque em sua prosperidade deixou de lado a verdade, a justiça e atribuiu sua glória à realização humana. O Império Medo-Persa desmoronou por rejeitar os princípios da justiça e compaixão, predominando, como hoje em muitos países, a maldade, a corrupção e a perseguição contra quem faz o bem. Os reinos que se seguiram na história mundial foram ainda mais vis e corruptos, afundando da escala de valor moral.

Mas o sonho de Nabucodonosor não terminou com a descrição dos impérios que surgiriam no mundo, como de fato surgiram. No final do sonho havia uma pedra vindo de encontro aos pés da estátua, esmiuçando os reinos representados por eles (países atuais). Essa pedra é um novo reino, justo, compassivo, sem corrupção, sem maldade, que assumirá o governo mundial e não será destruído. Essa é a única esperança para quem quer que o bem governe para sempre. Aliás, cultivar a atitude mental de esperança ajuda a prevenir e a tratar o estado mental depressivo.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza

www.youtube.com/claramentent

www.doutorcesar.com

Tik-Tok  @claramentent

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.