A Igreja Católica promove nesta quarta-feira santa, 16, na maioria das paróquias, a tradicional Procissão do Encontro que rememora o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, em meio a via dolorosa, no caminho para o calvário, onde foi crucificado e morto. Em Nova Friburgo, a Diocese local promoverá a tradicional procissão com o encontro de grupos de homens simbolizando o Cristo, e mulheres, relembrando Maria.
A partir das 19h, os homens se concentrarão em frente à Igreja de São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, enquanto as mulheres se reunirão no Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli. Os dois grupos sairão em procissão em direção à Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde será proclamado o Sermão das Sete Palavras, que é uma reflexão dos fiéis sobre as últimas falas de Jesus na cruz, antes de sua morte.
Na agonia da crucificação, Jesus disse as seguintes mensagens: “Pai. Perdoa-os, pois não sabem o que fazem”; “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”, direcionada a um dos ladrões que foi crucificado com ele; “Mulher, eis aí o teu filho”, dedicada à sua mãe Maria, em prantos aos pés da cruz; “Eis aí a tua mãe”; “Deus, meu Deus, por que me abandonaste” e “Tenho sede” e “Tudo está consumado”. Na celebração, o administrador diocesano, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, meditará as últimas mensagens de Jesus. Em seguida, será celebrada missa.
Na congregação Arautos do Evangelho, na Alameda Visconde de Abaeté, 31, no Parque São Clemente, nesta quarta-feira, 16, tem missa às 19h com via sacra.
Deixe o seu comentário