Lei Seca já flagrou mais de 20.500 motoristas dirigindo embriagados

Total refere-se às blitzes realizadas em todo o Estado do Rio de Janeiro
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)

Na Semana Nacional do Trânsito, a Operação Lei Seca divulgou uma preocupante estatística: de janeiro a agosto deste ano, foram flagrados em blitzes 20.545 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas nas ruas do Estado do Rio de Janeiro. Por dia, em média, 84 condutores que dirigiam embriagados foram flagrados nas blitzes e multados pela fiscalização. Desde o início do ano, a Operação Lei Seca realizou mais de 2.300 blitzes em todo estado, inclusive em Nova Friburgo.

Independentemente da Semana do Trânsito, a Operação Lei Seca continua intensificando o trabalho de fiscalização e educação nas ruas do Grande Rio e interior. “Nosso objetivo é conscientizar o público sobre os perigos de beber e dirigir. Vamos intensificar nossas ações. É importante lembrar sempre; nunca dirija depois de beber. Essa deve ser uma responsabilidade coletiva”, observa a subsecretária de projetos especiais da Secretaria estadual de Governo, Jeanine Domenech.

Operações começaram no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na implantação de fiscalizações da Operação Lei Seca, iniciada há 15 anos no Brasil. Desde o início, 4,3 milhões de motoristas foram abordados em blitzes e 320.273 condutores que dirigiam sob efeito de álcool foram multados e impedidos de seguir dirigindo. 

Os números ajudam a verificar a efetividade da Operação Lei Seca. No ano anterior ao início da operação (2008), o Estado do Rio de Janeiro registrou 2.753 vítimas fatais no trânsito e 40.849 vítimas não fatais, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Já no ano passado, foram 1.988 vítimas fatais no trânsito e 23.829 vítimas não fatais.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: