O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu na última sexta-feira, 12, uma cerimônia de formatura de 146 novos soldados da Polícia Militar. A solenidade, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Sulacap, na Zona Oeste da capital, marcou o fim de uma espera de mais de dez anos para muitos dos novos policiais aprovados no concurso de 2014. A incorporação dos militares representa um importante reforço no efetivo policial, ampliando a segurança no Estado do Rio de Janeiro. Vários desses novos PMs virão para o interior.
“Nos ombros desses homens e mulheres estão o direito de ir e vir da sociedade fluminense e também o desenvolvimento do estado, que, com mais segurança, atrai novos negócios, gerando emprego e renda. A minha função é de fornecer melhor qualidade de trabalho para esses heróis. Hoje, a Polícia Militar conta com colete balístico, armamento individual e com um salário digno. Por trás dessa farda, existe um ser humano com o desejo de melhorar a vida da família e proteger a população”, declarou o governador Cláudio Castro, em discurso na cerimônia.
Mais de R$ 4 bilhões para a segurança
O governador destacou também os investimentos significativos na área de segurança pública, que ultrapassam R$ 4 bilhões. Esses recursos, que fomentam o trabalho da corporação, têm contribuído para a redução dos índices de criminalidade, refletindo o impacto positivo das políticas de segurança implementadas.
A letalidade violenta - que engloba homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e morte pela polícia - registrou queda de 21% nos primeiros cinco meses do ano e de 7% em maio, em comparação com o mesmo período de 2023. Ambas as estatísticas apontam para o menor número de vítimas desde 1991. Já os homicídios dolosos apresentaram diminuição de 16% no acumulado de maio, sendo este o menor valor para o período em 34 anos.
Na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar, ressaltou a importância da corporação militar para a preservação do estado democrático de direito. “Hoje é um dia de festa para o estado, que recebe em sua tropa novos integrantes. Mesmo nos momentos difíceis a polícia luta bravamente pela segurança da população e defesa do estado democrático”, concluiu Bacellar.
Novo concurso em andamento
Após uma década sem novos concursos, foram abertas duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. O processo seletivo, iniciado em abril, atraiu um total de 60.748 inscritos. Destes, 11.623 candidatos obtiveram nota para participar da segunda etapa do concurso, que contou com a participação de mais de 11 mil candidatos na semana passada, sendo um dos processos seletivos mais disputados da história da corporação.
“Temos a obrigação de retribuir todo o esforço do governo e da sociedade, que paga os seus impostos. Os novos policiais ingressam na corporação com a missão de servir e proteger. Somos todos uma única polícia”, ressaltou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
Deixe o seu comentário