Cidade sede

Vinicius Gastin

Esportes

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Nova Friburgo recebe a primeira etapa regional do Estadual de Xadrez

        Nova Friburgo vai ser palco de mais um grande evento esportivo. A Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj) realizará nos dias 23 e 24 de março a primeira etapa regional da competição estadual no município. O evento acontecerá na Oficina Escola de Artes, no antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, com o apoio das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Educação.

        A competição é aberta a atletas credenciados e não credenciados, contando também com a presença de grandes jogadores do cenário estadual. As inscrições podem ser feitas através do sistema Sympla, com valores a partir de R$ 22,50. O regulamento completo está disponível na página da Fexerj na internet (https://fexerj.org.br/)

        Nova Friburgo tem uma longa tradição na prática do jogo de xadrez. O atual Clube de Xadrez Municipal de Nova Friburgo (CXMNF) é apenas mais uma página dessa história, que teve seu marco em 1927, com a inauguração do Clube de Xadrez, no Suspiro, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de nossa cidade.
         A organização é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. A atual gestora da pasta, Caroline Klein, já conhecia o trabalho do professor Guilherme Silveira, através do projeto “Xadrez nas Escolas - A educação dá aos peões poderes de rei”. Ao assumir a secretaria e o espaço do antigo Colégio Cêfel, foi oferecido ao professor uma sala no espaço para a ampliação do trabalho, inclusive para toda a sociedade friburguense. O clube fica no Complexo Educacional Paulo Rónai, no antigo Colégio Cêfel, na Rua José Tessarolo dos Santos, antiga Baronesa, no Paissandu.

O jogo

        O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro.

Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal. A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda.

        O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção. O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal. A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro.
        A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada. É por isso que se costuma usar o xadrez como analogia para quaisquer outras ações de estratégias, como as ações políticas, por exemplo.

  • Foto da galeria

    Guilherme Silveira é o coordenador do Clube de Xadrez Municipal de Nova Friburgo (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Jogo de tabuleiro, tradicional há vários anos, é fomentado com atividades e torneios no município (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.