Começa hoje, 20, na Avenida Alberto Braune, a Festa da Cerveja, reeditando uma tradição que marcou época na cidade. Além de atrações musicais, não vai faltar a gastronomia alemã, danças típicas e a volta dos concursos da Rainha e Princesa da Festa da Cerveja e de Chopp em Metro.
A festa, organizada pela prefeitura, será realizada no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Leuenroth, onde foram montados um palco principal, tablado cultural – com atividades em parceria com a Colônia Alemã de Nova Friburgo e seu Centro Cultural Teuto Friburguense – e o Biergarten, um espaço para as cervejas artesanais da cidade.
O primeiro festival da cerveja aconteceu em 1992, de forma a prestigiar o aniversário da cidade, celebrado em maio, e a forte imigração alemã que, junto com os suíços, deu origem à cidade no século XIX. O evento é gratuito e acontece até domingo, 23. A atração principal do primeiro dia do evento é a banda Blitz, grande destaque das paradas de sucesso dos anos 80.
Sobre a banda Blitz
“Janeiro de 1982, verão carioca. Uma lona começa a ser esticada sobre o pedaço de terra que separa Ipanema de Copacabana. À sua sombra toma forma um espaço multicultural e democrático que ficou conhecido como Circo Voador. Naquele palco praiano, que depois mudaria para a Lapa, no centro do Rio, nasceu a Blitz.”.
Vinda de shows improvisados em bares da zona sul, a banda tomou forma e começou a virar mania no tablado do Circo. Em julho daquele ano gravou o compacto “Você Não Soube Me Amar”, que só tinha essa música.
No lado B do disco uma voz repetia “nada, nada, nada”. Em três meses o compacto vendeu 100 mil cópias e aquela canção diferente, meio cantada, meio falada, cheia de swing, gírias e de alegria virou febre. Ainda em setembro foi lançado o LP “As Aventuras da Blitz”, com uma venda ainda mais impressionante que a do compacto. A Blitz tinha o país aos seus pés.
Evandro & Cia surgiram na esteira do “Rock Brasil” – termo que a imprensa normalmente usava para se referir a artistas como Lulu Santos e grupos como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outros, que foram dando as caras no início dos anos 80 –, mas não formavam exatamente uma banda de rock. A Blitz era inclassificável na melhor acepção do termo. E isso tinha muito a ver com a sua origem, o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. De lá saiu Evandro Mesquita, o homem de frente do grupo, responsável por boa parte das letras deliciosamente coloquiais da banda. De lá saiu também Patrícia Travassos, que dirigiu os primeiros shows do grupo e imprimiu a eles a marca do espetáculo músico-teatral. Evandro não só cantava, mas também dialogava com as garotas do backing vocal, a cantora Márcia Bulcão e a amiga dela, a bailarina Fernanda Abreu. Na cozinha musical, jovens talentosos como Billy Forghieri (teclados, ex–Gang 90), Ricardo Barreto (guitarra), Antonio Pedro (baixo, ex-Mutantes) e Lobão (bateria) garantiam som de primeira.
Os anos de ouro do grupo vão de 1982 a 1986. Nesse espaço de tempo a Blitz lançou três discos, fez centenas de shows pelo país e pelo exterior, entre eles as antológicas apresentações no Rock in Rio I, e se dissolveu às vésperas da gravação do quarto LP. Voltou a se reunir e a se separar nos anos 90.
Hoje com uma formação estável, junta há cerca de sete anos e que já gravou três CDs e dois DVDs, a banda é composta por: Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).
Antenados com a modernidade o caldeirão Blitz continua fervendo com o rock, o pop, o reggae, o blues, o eletrônico, as baladas de gaita e violão, as letras bem-sacadas, as guitarras swingadas, o canto falado, as respostas das meninas, enfim, o típico bom-humor que sempre foi a marca de Mesquita & Cia. Atividade total e muitos shows Brasil afora, com a tour que nunca tem fim. “Enquanto houver bambu tem flecha!”
Programação da Festa da Cerveja
Quinta-feira, 20
● 16h - The Black
● 16h30 - Cerimônia de Abertura
● 17h30 - Concurso da Rainha e Princesa da Festa da Cerveja
● 19h - Wilson Bizzar
● 19h - Dança alemã com Tanze Im Takt
● 19h45 - Concurso de Chopp em Metro
● 20h - Cuca Livre
● 21h30 - DJ Michael Mauser
● 22h30 - Blitz - 40 anos
Sexta-feira, 21
● 13h - Step Out
● 14h - DJ Bispim
● 15h - Fassbier Show
● 16h30 - Capitão X
● 17h - Cortejo da Cerveja
● 17h30 - DJ Saulo Emerick
● 18h30 - Os Bartira
● 18h30 - Dança alemã com Tanze Im Takt
● 19h15 - Concurso de Chopp em Metro
● 19h30 - Bira Bello
● 21h - Big Black Band
● 22h30 - Pixote
Sábado, 22
● 13h - Plano A
● 14h - DJ Luciano Petrillo
● 15h - Filhas de Bamba
● 16h30 - Viviane Lisboa
● 17h - Cortejo da Cerveja
● 17h30 - DJ Cris K
● 18h30 - As Fulanas
● 18h30 - Dança alemã com Tanze Im Takt
● 19h15 - Concurso de Chopp em Metro
● 19h30 - V-Trix
● 21h - DJ Alan Correa
● 22h30 - Munhoz & Mariano
Domingo, 23
● 13h - Os Kakarekos
● 14h - Fassbier Show
● 15h30 - Bryan Ferreira
● 16h30 - Etiqueta (Tributo - Roupa Nova)
● 17h - Cortejo da Cerveja
● 18h30 - Efeito Estufa
● 18h30 - Dança alemã com Tanze Im Takt
● 19h15 - Concurso de Chopp em Metro
● 19h30 - Vaasurf Band
● 21h - Giovana Aguilera
● 22h30 - Vitor Kley
Deixe o seu comentário