Se você está apenas de mudança de endereço — sem o baixo astral de uma separação — leve em conta questões como a proximidade com a família, o tamanho do apartamento (talvez não precise de tanto espaço) e quais objetos e móveis podem facilitar a sua vida.
Então, comece a vida de solteiro com organização: crie novas rotinas; fortaleça amizades; faça uma “faxina” nos armários e gavetas, aproveitando para descartar o que já não usa; comece a fazer exercícios; diga mais sim do que não; e, muito importante, aprecie sua própria companhia.
Sabe aquela regrinha “menos é mais”? Pois é, talvez você precise de bem menos para tocar a vida, e lembre que terá que cuidar de tudo sozinho. Então, facilite as coisas para você mesmo. É bom pensar em eletrodomésticos e métodos para não se enrolar no dia a dia.
Com tudo bem planejado na prática e na área financeira, você terá tempo disponível pode dar atenção aos seus sentimentos, à família, aos amigos, relações indispensáveis, que faz tão bem à mente e ao coração. Ter bons amigos por perto dá a certeza de que você nunca estará sozinho, a não ser quando queira, e que poderá contar com eles, nos bons e maus momentos.
Quando se dispor a arrumar guarda-roupa e gavetas, a dica é doar ou jogar fora o que não é usado há mais de seis meses. Se estiver em bom estado, considere passar adiante, mas se estiver muito gasto, mande para o lixo sem dó. Esse exercício dá uma ótima sensação de renovação, abrindo espaço para novas peças.
Bem-estar e autoestima
Faça exercícios, cuide da saúde física e da aparência, afinal, você está “na pista”, como dizem, e estar em boa forma e com autoestima elevada favorece conhecer pessoas novas e, quem sabe, relacionamentos interessantes. É um tempo para dedicar a si mesmo e estar disponível para se adaptar à condição de viver sozinho, e viver a solteirice de acordo com as suas convicções.
Nesse momento de transição, um jeito legal de mudar a rotina e ter novas experiências é se propor a dizer mais “sim” em certas ocasiões. Não que você deva aceitar convites que prejudiquem compromissos mais importantes. Mas a ideia é sair do automático. Você começará a ver as coisas com um olhar diferente e perceberá que, para conhecer gente nova e reforçar as amizades, basta estar lá.
E finalmente, se permita desfrutar de sua própria companhia. Descubra como você é sozinho, tire um tempo para si. Veja filmes que você gosta, cozinhe algo diferente, redescubra suas preferências e gostos! Não tenha pressa de encontrar outra pessoa. Tenha em mente que às vezes, você pode ser a sua melhor companhia.
E não estamos falando apenas de quando se está com preguiça e quer ficar em casa lendo um livro, mas durante passeios e viagens também. Gostar de si mesmo é aprender a não se sentir mal por ir a lugares sem a outra pessoa.
Se adaptar para a vida de solteiro pode levar um bom tempo, assim como, para os descasados, demorou a se adaptar à companhia de outra pessoa. O processo pode durar dias, meses ou até anos, cada pessoa tem o seu tempo e ritmo.
Então, não se apresse para cair na balada ou encontrar outro par. Aproveite esse momento de transição para colocar a vida nos trilhos e traçar planos. Tenha coragem e siga em frente. E acredite, a felicidade está bem aí, dentro de você!
Deixe o seu comentário