Na próxima segunda-feira, 13, a Igreja Católica celebra Santo Antônio, o santo casamenteiro e que reúne muitos devotos em Nova Friburgo. Na capela dedicada a ele, na Praça do Suspiro, a programação festiva começa nesta sexta-feira, 10, com missa às 19h, e em seguida, venda de salgados, doces e refrigerantes ao redor da capela. No sábado, 11, também haverá missa às 19h e no domingo, 12, às 10h e 16h.
Na segunda-feira, 13, dia do santo, a programação religiosa contará com missas em louvor a Santo Antônio às 8h, 10h, 12h, 15h (esta, solene e celebrada pelo bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci), 17h e 19h, seguida de procissão com a imagem do padroeiro e a tradicional distribuição dos pãezinhos bentos de Santo Antônio que, levados para casa e colocados em vasilhas de alimentos, simbolizam a fartura.
Na Igreja de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, também haverá missas nesta sexta, 10, sábado, 11, e domingo, 12, às 19h. No domingo, após a missa terá venda de salgados e doces em barraquinhas e quadrilha caipira. Na segunda-feira, 13, a missa solene será clebrada por Dom Luiz Antônio, às 19h, seguida da festa.
Aproxima-se o tempo celebrar um dos santos mais populares entre os brasileiros: Santo Antônio. As paróquias que o têm como padroeiro já estão em festa. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a Santa Missa em três comunidades: Paróquia Santo Antônio, em Macaé, dia 11/6, às 18h; Capela Santo Antônio, Suspiro – Nova Friburgo, dia 13/6, às 15h; e Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, Prado – Nova Friburgo, dia 13/6, às 19h. A Diocese de Nova Friburgo recomenda que em todas as atividades, religiosas e festivas, sejam tomadas todas as medidas de precaução para evitar a disseminação do coronavírus.
O santo
Santo Antônio, cujo nome de batismo é Fernando Antônio de Bulhões - nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Aos 19 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em 13 de junho de 1230, com apenas 36 anos, morreu em Pádua, na Itália, motivo pelo qual passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua. Muitos recorrem à sua intercessão em vista de um matrimônio, mas é também o protetor dos pobres e dos enfermos.
Deixe o seu comentário