O Sesc Rio lançou nesta semana o edital de cultura Pulsar 2021/2022 que vai selecionar propostas artísticas para integrar parte da sua programação a partir de março do ano que vem. A iniciativa propõe apoio e estímulo a produção artística e cultural de todo o estado, comprometendo-se com a formação de público e com a inclusão social. No total, serão destinados R$ 10 milhões para as produções artísticas.
Serão aceitos projetos de todo o Brasil para exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, apresentações de dança, temporadas de teatro, dança, circo, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais, destinados aos públicos adulto e infantil.
As apresentações estão previstas para serem realizadas em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e áreas ao ar livre de abrangência das unidades do Sesc Rio. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística. As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira, 24, no site www.sescrio.org.br, onde também está disponível o edital. Podem se inscrever pessoas jurídicas de todo o país, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, artistas, curadores, produtoras artísticas, companhias e grupos teatrais e de dança que contemplem atividade artística em seu estatuto ou contrato social. Também serão aceitos microempreendedores individuais (MEIs).
A seleção dos projetos será em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na terceira etapa, os projetos serão analisados por uma comissão de seleção e avaliação composta por profissionais da arte e da cultura e por representantes do Sesc que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição.
Vale ressaltar que o conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da cultura diante da pandemia da Covid-19.
Além do edital, a campanha Rio de Mãos Dadas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio - Sesc e Senac Rio), engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras.
Deixe o seu comentário