O desafio será dos maiores, mas o Friburguense está se preparando para enfrentá-lo. A começar pelas consequências da pandemia, a queda das receitas e todo o contexto já conhecido pelo torcedor. Adversários com poder de investimento mais alto vão pintar pelo caminho. Contudo, o abraço de pessoas e de algumas empresas de Nova Friburgo fortalece o Tricolor da Serra, que aos poucos, monta a estrutura e o plantel para a disputa do Campeonato Carioca da Série A2.
Dentre as principais novidades está o acerto com o novo patrocinador master. A Unimed Nova Friburgo vai estampar a sua marca na camisa do Frizão, reativando uma parceira que já existiu durante a temporada de 1993. O contrato prevê um acordo inicial de seis meses, com valores não divulgados, mas que serão fundamentais para a realização do trabalho. A empresa Tutti-Fruti também vai manter a parceira e expor a marca nos calções dos jogadores.
Outra novidade será a transmissão dos jogos pela TV Alerj. A VOZ DA SERRA irá detalhar essa novidade em uma das edições desta semana. Uma reunião nesta terça-feira, 25, vai detalhar aos clubes sobre como será a utilização das placas de patrocínio, e muito provavelmente o Friburguense terá mais alguns espaços para buscar recursos extras. Também neste encontro será definido o Campeonato Carioca Sub-20 da Série A2.
“Estamos contando com o apoio de uma série de amigos, após observarmos que a alternativa de licença não seria interessante, por rebaixar o clube duas vezes. Estamos buscando o nosso caminho, e sabemos que Americano, América, Sampaio Corrêa e Artsul terão investimentos maiores que o nosso, mas há uma boa possibilidade de conseguirmos aquilo que fizemos em 2019”, avalia o gerente de futebol José Siqueira, o Siqueirinha.
Time ganha corpo
Depois do início dos treinamentos com um plantel formado essencialmente por jovens atletas, o Friburguense começa a encorpar o grupo com jogadores mais experientes. O goleiro Afonso, por exemplo, está mantido, e Jonas, ex-Resende, chega para brigar pela posição. Para a lateral direita, o friburguense Murillo (campeão da Série B1 em 2019, revelação do clube) retorna, bem como Rodriguinho, titular durante o grupo X. Além deles, Igor Gomes, filho do ídolo Sérgio Gomes, também compõe o elenco.
Para a zaga, o Frizão continua no mercado em busca de dois nomes. Bruno Leal, Jhonatan e Cris – estes últimos jovens – são as opções no momento. Na lateral esquerda, o experiente Flavinho segue, bem como Ricardinho, que tem atuado mais como meia. O jovem Neto, que fez base no Fluminense e atuou pelo Fluminense, também está em Nova Friburgo. Outro que retorna é o volante Damião, enquanto Lucas e Emerson, da mesma posição, são observados pela comissão técnica. Luiz Felipe, destaque na Seletiva deste ano, recebeu proposta superior financeiramente e não irá retornar. Por isso, mais um jogador para a posição será contratado.
No meio-campo, Wellington, Ricardinho estão mantidos, e a principal novidade é Léo Assis. Após iniciar no São Paulo, passou pela base do Red Bull e Mogi Mirim. Os jovens Gustavinho, Daniel e Barroso também são alternativas, mas o clube ainda espera pela resposta de Gleison e deve buscar mais um nome. Jorge Luiz continua se recuperando da grave lesão e não tem previsão de retorno.
No ataque, os pontas Jhonatan, Lucas Sales e Thai estão mantidos, e o jovem Alan chega para completar as opções. Por dentro, o centroavante Léo, titular na reta final da Seletiva, João e Camilo (ex-Pérolas Negras) ficam à disposição de Cadão. O clube também realiza um trabalho especial com o jovem Luis Felippe, revelação tricolor com passagens pelo Grêmio, e ele deve ser mais uma alternativa para o ataque. Após cinco anos longe do profissionalismo, tem se empenhado nos treinamentos para retomar a carreira.
A Série A2
A série A2 será disputada por 12 clubes, divididos em duas chaves com seis cada. Os clubes jogam dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada grupo avançam para uma eliminatória. O campeão tem vaga nas semifinais do torneio. No segundo turno, os times enfrentam clubes do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros de cada chave para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se junta ao campeão do primeiro e aos dois clubes de melhor campanha no geral, para disputarem as semifinais. Os vencedores dos confrontos se enfrentam na final.
O Tricolor da Serra está no Grupo A, ao lado de Cabofriense, Duque de Caxias, Gonçalense, Artsul e Americano. No Grupo B estão América, Macaé, Sampaio Corrêa, Audax, Maricá e Angra dos Reis. A Série A2 terá as taças Santos Dumont e Corcovado, sendo que no primeiro turno as equipes da mesma chave se enfrentam. Os dois melhores de cada lado avançam para as semifinais.A primeira rodada ocorre no dia 5 de junho, quando o Friburguense viaja para encarar a Cabofriense, no Correão.
Tabela do Frizão
Taça Santos Dumont
05/jun - Sáb - 15h - Cabofriense x Friburguense, Correão
12/jun - Sáb - 15h - Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle
16/jun - Qua - 15h - Americano x Friburguense, Antônio Medeiros
19/jun - Sáb - 15h - Friburguense x Duque de Caxias, Eduardo Guinle
26/jun - Sáb 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle
Taça Corcovado
17/jul - Sáb - 15h - Friburguense x Angra dos Reis, Eduardo Guinle
21/jul - Qua - 15h - América x Friburguense, Giulite Coutinho
24/jul - Sáb - 15h - Friburguense x Macaé, Eduardo Guinle
28/jul - Qua - 15h - Sampaio Corrêa x Friburguense, Lourival Gomes
31/jul - Sáb - 15h - Friburguense x Audax, Eduardo Guinle
07/ago - Sáb - 15h - Maricá x Friburguense, Alzirão
Rodada de abertura da Taça Santos Dumont
Cabofriense x Friburguense
Duque de Caxias x Americano
América x Angra dos Reis
Macaé x Maricá
Sampaio Corrêa x Audax
Gonçalense x Artsul
Deixe o seu comentário