As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornaram nesta segunda-feira, 17. O que dita esta retomada é o bandeiramento estadual, atualizado semanalmente pelo Painel Coronavírus do Governo do Rio. A Prefeitura de Nova Friburgo fez toda a preparação, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para quando os espaços físicos das unidades pudessem ser frequentados por alunos, professores e toda a equipe da rede.
Limpeza de caixas d´água, desratização, entrega de alimentos para merenda, material de limpeza, higiene e de prevenção contra a Covid-19, como álcool em gel, já foram entregues às escolas. Ao todo, 13 escolas retornaram ao trabalho presencial nesta segunda-feira. Devido a uma decisão liminar, obtida pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), o número de escolas retomando as aulas presenciais neste primeiro momento é reduzido, porém, no decorrer da semana, outras escolas também retornarão.
Para atender aos protocolos e às necessidades educacionais, de orientação e adaptação de comportamentos das unidades escolares municipais e, ainda, garantir distanciamento social e organização escolar de forma, a prefeitura optou pelo retorno presencial gradual e seguro da rede municipal de ensino, obedecendo aos critérios de revezamento.
Tais critérios deverão atender, primeiramente, aos protocolos de segurança, respeitando o espaço físico de cada unidade e sua capacidade de atendimento ao distanciamento recomendado, tanto para os alunos, quanto para os profissionais. É importante ressaltar que esse retorno presencial só ocorre com a assinatura do termo de responsabilidade dos pais ou responsáveis.
Primeiro dia
A equipe de A VOZ DA SERRA foi até a Escola Municipal Jardel Hottz, no bairro Braunes, nesta segunda-feira, para conferir como foi a adesão neste primeiro dia de retorno e conferir de perto como são feitos os protocolos de segurança. Adriana da Rocha Pires Machado, que é diretora da escola há 21 anos, esclareceu alguns pontos sobre o retorno presencial.
“Nós temos matriculados 276 alunos do ensino fundamental. Foi repassado para os pais um formulário através de grupos do WhatsApp de cada turma e cada responsável teve a escolha de optar pelo retorno presencial ou manter o ensino remoto. Com isso, nós tivemos um total de 96 alunos que os pais optaram pelo retorno presencial - mas esse retorno está sendo gradativo. Aqui na escola esse retorno começou com as turmas de terminalidade (3º ano do bloco alfabetizador e o 5º ano do ensino fundamental)”, destacou Adriana.
Neste primeiro dia de retorno a escola funcionou com nove dos 14 alunos que estavam previstos no turno da manhã. “Eu acho que isso é uma coisa normal, é tudo um processo. Tivemos pela manhã nove alunos e no turno da tarde está prevista a vinda de 14 alunos (11 do 5º ano e três do 3º ano do bloco alfabetizador), disse a diretora, que complementou: “Nesta semana serão somente essas turmas e na próxima semana iremos ampliar essa oferta - além das turmas desta semana, ampliaremos com as turmas do 2º e 4º ano e assim gradativamente”, finalizou.
Sobre a importância do retorno presencial, Adriana fala que “é um momento em que a gente ainda se encontra numa fase pandêmica, mas é um momento também em que os pais estão enxergando a necessidade das crianças socializarem, do contato com outro - apesar de toda essa dinâmica de funcionamento”, observou.
(Adriana da Rocha Pires Machado, diretora da escola há 21 anos)
Os cuidados observados
Para o retorno gradual é exigido o uso de máscara durante toda a permanência na escola; distanciamento mínimo obrigatório; aferição de temperatura; tapete sanitizante e álcool em gel; questionário diário para saber se o aluno está com algum sintoma; horários de entrada e saída de cada turma diferenciados; espaços demarcados no chão, para a orientação de alunos e funcionários; os lugares nas salas de aula são fixos para cada aluno; a escola não possui intervalo, como uma forma de controle e segurança, para os alunos não circularem na escola sem supervisão.
Espaço Covid
“Qualquer problema que seja sinalizado durante a permanência do aluno na escola, automaticamente nós temos que retirar o aluno do ambiente e colocar a criança em um espaço denominado ‘Espaço Covid’, onde a criança fica nesse espaço e a família é acionada. O aluno sai com um ‘cartão verde’ da escola, que significa que o mesmo possui alguns sinais ou sintomas que possam caracterizar Covid-19, Com isso, ele sai da escola munido de uma cópia desse relatório diário e vai para o serviço de saúde mais próximo”, esclareceu a diretora.
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