Além de voltar a jogar a Fase Principal do Campeonato Carioca em breve, o Friburguense também almeja, num futuro próximo, ser novamente rankeado junto à CBF e novamente participar das competições nacionais. Ter um calendário completo de jogos para a temporada faz toda a diferença, e ele pode ser conquistado através de uma vaga na Série D do Brasileirão. Para tanto, o Tricolor da Serra precisa vencer a Copa Rio ou fazer boa campanha em seu retorno à elite.
Em 2021, Boavista, Madureira e Bangu - os três melhores do Carioca de 2020 sem divisão nacional - serão os representantes do Rio de Janeiro na competição (lembrando que não houve a disputa da Copa Rio). A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela do Brasileiro Série D, que terá 68 participantes, disputando as quatro vagas que dão acesso à Série C em 2022. A competição está marcada para começar no dia 26 de maio (quarta-feira) com as partidas de ida da Fase Preliminar.
Na primeira fase serão 64 clubes são divididos em oito grupos com oito cada. Após turno e returno, totalizando 14 jogos, os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que será realizado em ida e volta até a final, marcada para os dias 7 e 14 de novembro.
Dos representantes do Estado, apenas o Bangu participou da quarta divisão nacional no ano passado, sendo eliminado logo na primeira fase. O Verdão de Saquarema esteve presente pela última vez em 2019 e o Tricolor Suburbano não disputa a competição desde 2018. Será a primeira vez na história que o trio participará junto do Brasileirão da Série D.
Deixe o seu comentário