WhatsApp limitará funcionalidades para quem não aceitar novas regras

Envio e leitura de mensagens trocadas com contas comerciais ficarão totalmente restritos por algum tempo, a partir de 15 de maio
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
WhatsApp limitará funcionalidades para quem não aceitar novas regras

Desta vez não é fake news. O WhatsApp publicou uma página explicando o que irá acontecer com os usuários que não aceitarem sua nova política de privacidade, prevista para entrar em vigor em 15 de maio.

O aplicativo informou que, "por um breve período", será possível receber ligações e notificações, sem detalhar por quanto tempo isso irá valer. Por outro lado, o envio e a leitura de mensagens ficarão totalmente restritos.

A conta não será apagada e as pessoas ainda poderão concordar com os novos termos após a data de vigência, de acordo com uma página de suporte.

A mudança na política de privacidade passou a ser comunicada no início deste ano e prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook, dono do app. Segundo o WhatsApp, as novidades valem somente para conversas com empresas.

A companhia afirma que todas as mensagens – de texto, áudio, vídeo e imagens – são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que somente o remetente e destinatário podem ver a mensagem. O aplicativo também ressalta que não mantém registros sobre com quem os usuários estão conversando e que não compartilha listas de contatos com o Facebook, pontos vistos como preocupações de parte dos usuários.

A nova política de privacidade, porém, deixa de garantir a proteção da criptografia em conversas com contas comerciais, usadas por empresas. As conversas com os atendentes, via chat, de uma grande rede varejista que ofereça atendimento pelo WhatsApp, por exemplo, n]ao serão criptografadas de ponta a ponta.

Embora o WhatsApp afirme que as novidades da política de privacidade estão centradas em interações com empresas, o novo texto prevê a coleta de dados que não estavam presentes na versão anterior do documento. Entre eles: carga da bateria, operadora de celular, força do sinal da operadora e identificadores do Facebook, Messenger e Instagram que permitem cruzar dados de um mesmo usuário nas três plataformas.

O aplicativo mostra em sua política quais são os fins da coleta de dados, mas não há um detalhamento individual sobre eles.

(Fonte: G1)

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios