O período do ano mais esperado pelo comércio, o Natal, também deverá ser afetado pela pandemia da Covid-19, mas boa parte dos fluminenses pretende presentear familiares e amigos com lembrancinhas este ano e a ida às compras já começou, mesmo com restrições sanitárias e recomendações de isolamento social. É o que revela a sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) feita com 526 consumidores em vários municípios fluminenses.
Segundo o estudo, realizado entre os últimos dias 1º e 2, cerca de 53% da população do estado pretende presentear alguém neste Natal - oito pontos percentuais a menos que em 2019. Aproximadamente 6,7 milhões de pessoas tem a intenção comprar presentes; no ano passado eram 7,7 milhões.
É importante lembrar que o comércio de Nova Friburgo já está preparado para o aumento da movimentação neste período, onde foi estendido o horário de funcionamento, que passou a ser das 7h às 22h, com a finalidade de evitar aglomerações.
Sobre o movimento no comércio friburguense, a vendedora Carla Janete, que trabalha em uma loja no Centro, constata o aumento nas vendas neste fim de ano. “Essa é a época mais esperada do ano para os comerciantes. Inicialmente eu tinha dúvidas sobre o movimento este ano por causa da pandemia, mas acabei me surpreendendo com o aumento de pessoas que já passaram aqui na loja esta semana em busca de lembrancinhas”, observa a vendedora.
Apesar da redução no número de consumidores que pretendem presentear, o gasto médio previsto com a compra de presentes teve um aumento, passando de R$ 367,16 em 2019, para R$ 464,50 em 2020. Dessa forma, a Fecomércio estima que a movimentação financeira na economia fluminense deva ser de R$ 3,1 bilhões neste Natal. Em 2019, esse valor foi de R$ 2,8 bilhões. Pode ter contribuído para esse aumento na previsão de movimentação o excesso de recursos destinados à poupança e feito pela população mais rica, em função da pandemia. Dados do IBGE apontam que a poupança brasileira cresceu R$ 80 bilhões entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2020. Aos poucos, esses consumidores podem estar canalizando esses recursos para o consumo.
A pesquisa também procurou entender como serão os gastos de 2020, em relação ao ano passado, entre os que pretendem presentear esse ano (53%). Para 53,6% dos fluminenses os gastos serão menores. Já 26,8% disseram que vão ser iguais e apenas 19,6% afirmaram que serão maiores.
Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, apesar do volume financeiro de 2020 ser maior que no ano passado por conta dos efeitos econômicos da pandemia, o Natal deverá ser dos pequenos presentes. Entre as opções preferidas estão: roupas (44,1%), lembrancinhas (42,6%), brinquedos (38,6%), calçados, bolsas e acessórios (30,2%), livros ou ebooks (15,8%), perfumes e cosméticos (15,3%), eletrônicos (13,9%), eletrodomésticos (8,9%) e joias e bijuterias (6,4%).
Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (53,5%), só física (26,7%) e somente online (19,8%). Houve ainda queda importante do percentual de pessoas que farão compras em lojas física, igual a 43,6% no ano passado.
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