Uma pesquisa recente realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que seis a cada dez indústrias fluminenses têm enfrentado dificuldade para compra de insumos ou matéria-prima nacional durante a pandemia. Foram ouvidas pela entidade 315 empresas de diversos municípios do estado.
Entre os principais entraves, os empresários destacam a falta de estoque pelo fornecedor e os preços muito elevados por conta da oferta e demanda e da taxa de câmbio. Metade dos entrevistados que relataram dificuldade, no entanto, acredita que a oferta será normalizada no primeiro trimestre de 2021.
A pesquisa também mostra que 54% das indústrias usam regularmente insumos ou matérias-primas importados. Entre elas, também seis a cada dez industriais estão enfrentando dificuldade para a compra de matéria prima, o que, consequentemente, impacta a produção.
Falta de estoque e tempo de produção elevado, além de problemas de logística, foram indicados como os maiores entraves para as indústrias fluminenses. Para 70% das empresas a oferta de insumos importados será normalizada ao longo do próximo ano. A pesquisa pode ser acessada através deste link: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-especial-fornecimento-de-insumos-e-materias-primas-1.htm.
Deixe o seu comentário