Indústrias fluminenses têm dificuldade para compra de matéria-prima

Metade dos entrevistados pela Firjan acredita que oferta será normalizada no primeiro trimestre de 2021
sábado, 05 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Uma pesquisa recente realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que seis a cada dez indústrias fluminenses têm enfrentado dificuldade para compra de insumos ou matéria-prima nacional durante a pandemia. Foram ouvidas pela entidade 315 empresas de diversos municípios do estado. 

Entre os principais entraves, os empresários destacam a falta de estoque pelo fornecedor e os preços muito elevados por conta da oferta e demanda e da taxa de câmbio. Metade dos entrevistados que relataram dificuldade, no entanto, acredita que a oferta será normalizada no primeiro trimestre de 2021.

A pesquisa também mostra que 54% das indústrias usam regularmente insumos ou matérias-primas importados. Entre elas, também seis a cada dez industriais estão enfrentando dificuldade para a compra de matéria prima, o que, consequentemente, impacta a produção.

Falta de estoque e tempo de produção elevado, além de problemas de logística, foram indicados como os maiores entraves para as indústrias fluminenses. Para 70% das empresas a oferta de insumos importados será normalizada ao longo do próximo ano. A pesquisa pode ser acessada através deste link: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-especial-fornecimento-de-insumos-e-materias-primas-1.htm.

 

LEIA MAIS

Segundo a entidade, a aprovação das reformas no Congresso são fundamentais para o crescimento da economia este ano

Aulas teóricas serão on-line e as práticas estão prevista para o ano que vem

Documento “Rio a todo gás” foi encaminhado pela Firjan à autoridades e enumera ações para estimular a retomada econômica

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Firjan