Em razão da pandemia do coronavírus e das novas orientações das autoridades, A Diocese de Nova Friburgo divulgou uma nota aos fiéis católicos reforçando a necessidade de cuidado e colaboração, para promover a prevenção do Covid-19. Com isso, foram adotadas algumas medidas. Nas celebrações realizadas nas paróquias e capelas, os fiéis deverão evitar o contato físico; higienizar as mãos; nas missas, a comunhão deverá ser distribuída exclusivamente nas mãos e não deverá ser promovido o tradicional “abraço da paz”; a oração do Pai-Nosso não deverá ser rezado de mãos dadas; os recipientes de água benta para uso comunitário deverão ser retirados.
Os eventos diocesanos e paroquiais, assim como os encontros de catequese, reuniões, cursos, retiros e todas as atividades que reúnem aglomerações de pessoas, e que aconteceriam neste mês de março, estão suspensos. O retiro anual do clero, que aconteceria entre os próximos dias 25 e 28, será realizado de forma pessoal. A missa em ação de graças pelos 60 anos da Diocese será transmitida pelas mídias digitais oficiais, no próximo dia 29, às 10h.
Na nota assinada pelo administrador apostólico da Diocese friburguense, Dom Paulo de Conto, as missas e demais celebrações dominicais deverão ser multiplicadas sempre que possível, para evitar aglomerações nas igrejas que deverão permanecer abertas, ventiladas e limpas. Dom Paulo recomenda ainda que enquanto durar a pandemia, os idosos devem optar por acompanhar as celebrações através da TV ou internet. Os catequizandos sejam conduzidos na fé pelas suas famílias. A pastoral, a evangelização e o serviço caritativo não devem parar. As confissões devem ser realizadas, preferencialmente, em lugares abertos e os mutirões, se necessários, sejam organizados de modo a evitar aglomerações.
Cultos online
Por tempo indeterminado, a igreja evangélica Ceifa, no bairro Braunes, está seguindo as orientações governamentais e realizará os cultos pela internet, no YouTube. Segundo o pastor Sérgio Paim, a ideia é realizar o culto na igreja com apenas uma ou duas pessoas para a transmissão online, sem a presença das pessoas na igreja, a fim de evitar problemas e contribuir com a diminuição da propagação do coronavírus.
Deixe o seu comentário