A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta sexta-feira, 31 de janeiro, que a bandeira tarifária de fevereiro será verde, ou seja, sem custo adicional para os consumidores. A decisão se deve à previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento de água ao longo de fevereiro. Em janeiro a bandeira foi amarela, com adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, devido ao baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do SIN e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico nessas regiões.
A condição mais favorável resulta no aumento da produção das hidrelétricas e de sua participação relativa no atendimento à demanda de energia do SIN. Desse modo, a necessidade de acionamento do parque termoelétrico é diminuída, o que, por sua vez, contribui para reduzir o preço da energia.
É necessário lembrar que, mesmo com o acionamento da bandeira verde, é importante que o consumidor mantenha ações relacionadas ao uso consciente de energia e evite o desperdício.
Deixe o seu comentário