Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

16/06/2018

Na semana passada dedicamos mais uma coluna a dar dicas sobre como economizar combustível, abordando questões um pouco mais aprofundadas do que geralmente podem ser encontradas em plataformas de assunto não específico. Mas, como dissemos no fim do texto, as recomendações individuais não esgotam o tema, uma vez que o tráfego é um organismo vivo, e ninguém circula sozinho por ruas e estradas.

Leia mais
09/06/2018

Já dedicamos, tempos atrás, uma coluna inteira a dar dicas sobre como conduzir evitando desperdiçar combustível. Mas, diante de tudo o que vivemos recentemente com relação ao desabastecimento e o aumento médio de 30 centavos por litro de gasolina desde então, talvez seja o caso de relembrarmos algumas condutas a esse respeito e levarmos a conversa um passo adiante.

Leia mais
03/06/2018

Corro o risco de desviar um pouco dos temas habituais deste espaço, mas dado o contexto em que escrevo estas linhas acredito que possa ser perdoado. A grande notícia do ano até aqui no Brasil teve relação direta com transportes rodoviários, ou mais precisamente a restrição deles. E não podemos ficar alheios a isso, correto?

Leia mais
26/05/2018

Faça a pergunta a leigos, e possivelmente nove entre dez pessoas dirão que a peça do automóvel responsável por absorver as imperfeições do piso e evitar que os impactos sofridos por rodas e pneus sejam transmitidos integralmente ao monobloco e aos passageiros é o amortecedor. A realidade, no entanto, não é bem assim.

Leia mais
19/05/2018

Vimos na semana passada que, após muitas décadas incorporando apenas evoluções no que diz respeito à proteção oferecida aos usuários, a indústria dos capacetes começa a desenhar uma revolução que promete avançar por sobre o terreno até então pouco acessível da desaceleração cerebral e a redução dos choques da massa encefálica contra os limites da caixa craniana. E as boas notícias não param por aí, uma vez que a mesma tecnologia se mostra promissora também para reduzir as forças giratórias que tantas vezes são repassadas ao pescoço do motociclista/piloto.

Leia mais
12/05/2018

Ao longo das últimas décadas muitas evoluções significativas foram incorporadas aos capacetes, melhorando sensivelmente aspectos como aerodinâmica, peso, resistência e praticidade. Ainda assim, pode-se dizer que o conceito básico permaneceu o mesmo: providenciar uma espécie de reforço ao crânio, um pedaço de exoesqueleto concebido para se sacrificar diante de impactos que poderiam ser fortes demais para a proteção óssea.

Leia mais
06/05/2018

“O pára-choque da moto é o próprio motociclista.”

Não saberia dizer quantas vezes escutei essa frase enquanto era criança. Percebo hoje o quanto havia de preconceito nela, mas o pior mesmo é ter de admitir que existe algo em sua essência que se constata na realidade: ocorrências de trânsito – e elas são muitas – geram, em média, consequências muito mais severas a motociclistas e garupas do que a motoristas e passageiros. E não poderia ser diferente, dada a exposição muito maior de quem se equilibra sobre duas rodas.

Leia mais
28/04/2018

(Não, você não leu errado)

Leia mais
21/04/2018

Na semana passada vimos os conceitos básicos a respeito de como o desenho do automóvel pode influenciar no tipo de resistência oferecida pela atmosfera ao seu avanço, e o impacto decisivo que esse fator exerce sobre a velocidade máxima e o consumo em velocidades mais altas. Mas, ao fazermos isso, apenas tangenciamos a vastidão de interações possíveis entre o ar e veículo em deslocamento. Dessas, a que mais nos interessa diz respeito às mudanças no valor da força normal entre pneus e piso provocadas pelo contato com o ar.

Leia mais
14/04/2018

O principal fator a limitar a velocidade de deslocamento de um automóvel é a resistência oferecida pelo ar à sua progressão. É, em essência, essa resistência que, quando confrontada à potência máxima oferecida pelo motor, irá determinar a velocidade final que o veículo é capaz de alcançar.

Leia mais