Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

21/10/2017

Transporte infantil - parte 1: o tamanho da tragédia

Outubro é considerado o mês das crianças, em grande parte por razões comerciais. E não há mal nenhum nisso, pois o comércio precisa mesmo vender, o dinheiro precisa circular, e as crianças precisam brincar. Afinal, podemos assumir que quando uma criança brinca é sinal de que todo o resto – ao menos naquele momento – parece estar garantido.

Leia mais
10/10/2017

Comunicação na estrada – parte 1

De várias maneiras, a realidade do transporte rodoviário nacional é catastrófica. Vidas se perdem todos os dias num ritmo insuportável e é urgente que as malhas ferroviária e hidroviária sejam resgatadas e ampliadas, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros. Mas, enquanto isso não acontece, há que se buscar maneiras imediatas de reduzir o estrago causado pelo sistema atual.

Leia mais
30/09/2017

Para muitos jovens desta e de gerações passadas, a aprovação no exame de habilitação representa um salto de liberdade e responsabilidade, um importante marco de transição para a vida adulta. Natural, portanto, que o momento oposto, quando o(a) condutor(a) sente que se aproxima o momento de deixar de dirigir, seja encarado por muitos com um ar de melancolia, e visto como o início de uma fase de maior dependência e menor autonomia. Mas, será que precisa mesmo ser assim? E mais: existe alguma idade certa para pendurar a habilitação?

Leia mais
23/09/2017

Falamos, algumas semanas atrás, a respeito da tendência irreversível representada pelos automóveis elétricos. Os leitores, contudo, podem se perguntar por que a transição ainda vai levar tanto tempo até se concretizar. Peço, portanto, licença para dar algumas explicações genéricas, sem maiores preocupações técnicas, apenas com o intuito de jogar alguma luz sobre os grandes desafios envolvidos.

Leia mais
16/09/2017

Nosso texto desta semana é uma continuação direta do que abordamos na semana passada. Após vermos que os automóveis de uso compartilhado representam uma tendência irrefreável para os próximos anos, é hora de vermos quais as formas de compartilhamento que já estão sendo praticadas, ou cuja tecnologia já está em fase de aplicação.

Ponto a Ponto

Leia mais
09/09/2017

Após falarmos sobre carros elétricos e autônomos, é hora de abordarmos o terceiro entre os principais aspectos do automóvel como o conhecemos que certamente será afetado ao longo das próximas décadas: os veículos de uso compartilhado.

Leia mais
26/08/2017

A escolha do tema em nosso encontro mais recente não foi gratuita. Falar sobre motores dois tempos, relembrando um projeto caído em desuso, típico do passado, foi a senha para que pudéssemos voltar nosso olhar para o futuro, e aquilo que já podemos antecipar dele com certa segurança. E não são poucas coisas não.

Leia mais
19/08/2017

Talvez os jovens de hoje em dia não estejam familiarizados com a nomenclatura, mas os motores a combustão podem ser divididos em duas categorias básicas no que se refere ao ciclo de trabalho: dois tempos (2T) e quatro tempos (4T). E se a expressão já não se faz tão necessária, é por uma razão muito simples: por questões de preservação ambiental, os motores dois tempos estão rapidamente sumindo do mercado.

Leia mais
12/08/2017

Já falamos em encontros anteriores a respeito das diferenças entre câmbio automático e automatizado, e na semana passada foi a vez de entender por que certas marchas são mais fortes ou velozes do que outras. Antes de partimos para outro tema, contudo, resta esta misteriosa sigla, os câmbios CVT, que há muito deixaram de ser restritos a ciclomotores e motos de pequeno porte, e começam a abocanhar fatia importante do mercado de automóveis, e também de scooters de alta cilindrada, capazes de realizar longas viagens carregando garupa.

Leia mais
05/08/2017

Uma das primeiras coisas que qualquer criança que se interesse por carros ou motos irá aprender sobre a condução é que as marchas servem para que o motorista possa escolher entre ter “mais força” ou “mais velocidade”. A maior parte dos condutores, todavia, não vai muito além disso, e jamais chega a entender de fato por que a troca de marchas produz este tipo de efeito sobre o deslocamento do veículo.

Leia mais