Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A morte vai acabar
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Existem dois tipos de morte biológica, a por necrose e a por apoptose. Não será pior a morte da confiança, da amizade, da afetividade, da verdade? O que cura a pessoa é a verdade e o amor. Jesus disse que vida eterna é conhecê-Lo, e que a morte é uma intrusa na vida. Ele disse que Ele é a Vida. Vai pensando nisso.
Os sucessos que geram fracasso quanto ao caráter são mortes patológicas. Nossa sociedade está cheia deste tipo de morte moral e ética. Na física quântica vemos que há partículas atômicas que são matéria, mas também energia. Elas ora surgem como energia, ora como partículas. Por aí podemos começar a ter um vislumbre do porque uma Pessoa – Jesus Cristo – poder ser matéria (matéria) e também Vida (energia). E isto não é uma questão panteísta.
Quando se estuda a formação de um tumor cancerígeno, pode-se ver como o tecido canceroso é desorganizado, egoísta e feio, em contraste com o tecido saudável, que é organizado, ordenado, altruísta e bonito. A biologia fala da espiritualidade.
A morte por necrose de um tecido é uma morte patológica, doentia, acidental. É diferente da morte programada pelo organismo, que os cientistas chamam de “apoptose”. A morte por apoptose é o suicídio celular inteligente. Quanto você insiste em tratar mal seu corpo-mente, chega um ponto em que ele toma a decisão biológica de morrer por apoptose para evitar a morte por necrose e para evitar o prolongamento de um sofrimento maior.
A morte por necrose é como você arrancar uma folha ainda verde de uma árvore ou planta. Ela morre antes do tempo normal. Enquanto que a morte por apoptose é quando uma folha se desprende sozinha da árvore ou da planta e vai caindo ao solo, dançando como num balé final.
A morte durará até o dia da ressurreição, pois veja o que Deus Criador diz através do apóstolo Paulo, “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos [a Bíblia compara a morte com um sono], mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; ..., e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós [os que estivermos vivos quando Jesus voltar em breve] seremos transformados, a trombeta soará e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. 1 Coríntios 15:51, 52 e 1 Tessalonicenses 4:16.
A morte é uma pessoa, assim como a vida é uma Pessoa. Um mau e o outro bom. Um criado e outro Criador. Nossas lutas pessoais e interpessoais não se restringem somente a questões psicológicas, sociais, políticas, econômicas, conjugais, familiares, biológicas. Elas estão envolvidas entre a morte e a vida, entre o mal e o bem. E seu papel nisto é sua escolha. Escolha a vida, o bem.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário