Como desejar Feliz Ano Novo?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Evito assistir os noticiários na TV por existir conflitos de interesses nas notícias. Hoje (27 dezembro, quando redigi esta coluna) numa rede de TV famosa falou-se que a vacinação em crianças contra a Covid-19 é segura. O apresentador fez uma infeliz e errada comparação sobre a diminuição de problemas de saúde no Brasil em crianças por causa de vacinas aplicadas já há muitos anos, dizendo que com a vacina da Covid-19 ocorrerá o mesmo, ou seja, trará benefícios para crianças.

A verdade é que as vacinas infantis antigas tiveram um longo período de pesquisas antes de serem liberadas, e a da Covid-19 é ainda experimental. Por isso não é cientificamente correto fazer tal comparação. Quando um noticiário (jornal, TV, rádio, revista, web) mostra só um lado da questão, em relação à Covid-19 ou outro assunto, fica a presença da parcialidade da empresa de comunicação. No noticiário citado acima ficou claro que a maneira como anunciaram o tema da vacinação de crianças com o imunizante Pfizer tinha conotação política e não científica. Foi mais um ataque ao presidente da República.

O que seria correto, ético e sem conflitos de interesses neste contexto de vacinação de crianças contra a Covid-19? Seria mostrar ao público estudos variados sobre esta vacina, os que falam de possíveis benefícios e os que falam dos perigos para a saúde das crianças se forem expostas a uma vacina ainda em fase experimental.

Poderosos laboratórios farmacêuticos premiam com altos honorários cientistas que se vendem aos interesses capitalistas desta indústria. Canais de comunicação deixam a ciência de lado (ainda que a citam) para fazerem o sujo jogo político, manipulando a informação para fins partidários e econômicos, com uma roupagem científica comprometida. Isto ilude a população brasileira que só obtém informações por estes canais de TV cheios de conflitos de interesses de poder.

A carta-divulgação da Anvisa (de 20/12/2021) comentou que a decisão de vacinar pessoas entre 5 e 11 anos de idade está baseada em trabalhos realizados pela Pfizer, quando, na verdade, para aumentar a confiabilidade, seria preciso considerar pesquisas de grupos independentes, sem conflitos de interesses. Por causa de disputas políticas visando o poder, a divulgação científica imparcial feita pela mídia é deixada de lado, e a população que se dane.

Por que os principais telejornais do país não mostram os dois lados da ciência sobre a vacina da Covid-19 para o público ser informado e tomar sua decisão pessoal? Não sou contra a vacina da Covid-19, mas sim contra a vacinação indiscriminada e em crianças (por enquanto), e contra o passaporte sanitário que não tem base científica nenhuma, sendo um instrumento de controle político com fins econômicos egocêntricos.

Como dizer “feliz ano novo” num contexto social de manipulação de informação, conflitos de interesses, corrupção descarada, e ataque aos líderes governantes que querem o bem da nação, preservação da família, da ética e da boa moral?

Dr. José Augusto Nasser, médico e neurocientista, formado em Biologia Molecular na Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, um dos centros mais importantes sobre o estudo de contaminação viral do mundo, afirmou numa audiência pública no plenário do CLDF em Brasília em 8/12/2021: “Quem falou que [vacinas da Covid-19] são seguras?” Ele mesmo responde: “As agências (FDA, Anvisa etc.).” E pergunta: “Quem patrocinou os estudos que foram para as agências?” E responde: “As indústrias farmacêuticas!” E complementa: “Como vão dizer que isto não é seguro, se são elas que patrocinam os estudos?” E terminou sua fala dizendo: “Não vacinem suas crianças. Protejam suas crianças. Sejam corajosos para protegerem suas crianças. As crianças têm timo [glândula no peito especializada em defesa imunológica], as crianças têm imunidade natural. As crianças não precisam de algo que é muito, muito pior do que a doença.”

Desejo um Ano Novo com notícias verdadeiras na mídia, sem conflito de interesses. Mas sei que isso não se tornará realidade porque a maldade avança velozmente no mundo. Interesses de poder e econômicos estão tirando nossa liberdade. Então, desejo que você se proteja no Novo Ano com a verdade.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.