Raphael Jaccoud: uma afirmação de homem público

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 17 de setembro de 2022

Edição de 16 e 17 de setembro de 1972

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes

Raphael Jaccoud: uma afirmação de homem público - Nas visitas e nos comícios de Ariosto Bento de Mello, uma voz vem alcançando ressonância popular e falando diretamente ao coração do povo. Esta voz é a do engenheiro Raphael Jaccoud que, a par de todos os seus méritos sobejamente reconhecidos demonstra uma outra faceta até agora completamente desconhecida: a de um orador popular que fala ao povo na linguagem que o povo entende, mas sempre dizendo ao povo verdades autênticas, frutos de sua calejada experiência como administrador que já ocupou cargos de grande envergadura como, por exemplo, o de secretário de transportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Sempre solicitado pelo povo, Raphael têm abordado insistentemente e sob aclamações populares o problema da água mostrando e denunciando a trama de uma quadrilha - não de Friburgo felizmente - que aqui aportou para explorar o povo friburguense, fornecendo um péssimo serviço, cobrando escorchantemente e espezinhando os funcionários de Friburgo que davam o melhor de si para tentar melhorar o malfadado serviço. 

Ariosto Bento de Mello - O candidato da Arena dirigiu-se às organizações locais - beneficentes, sindicais, musicais, recreativas, esportivas, assistenciais, enfim de todos os sistemas, tipos e atividades - solicitando sugestões e apontamento de necessidades, de forma a habilitá-lo ao conhecimento da realidade de cada uma, do mesmo passo que possibilitando-lhe subsídios para um estudo aprofundado de um plano de governo capaz de uma ajuda geral às entidades da nossa comunidade.

Campesina homenageia antigos músicos - Na Praça Marcílio Dias e quando realizava sua tradicional festa anual, a Sociedade Musical Campesina Friburguense homenageou com artísticas medalhas, três dos seus sócios de estante antigos: Luiz D'Estafani, Paulo Roberto Mendonça da Silva e Mauricio Mendonça da Silva, todos eles com 50 anos de excelentes serviços prestados

à banda. Entregou as medalhas aos denodados campesinistas a que nos referimos, o benemérito da organização e candidato a prefeito de nossa terra, engenheiro Ariosto Bento de Mello.

Pílulas

No meio da semana a moçada assanhou-se. Correu um boato de cassação. A coisa ficou só no boato. Não funcionou a máquina de fazer vítimas, aliás excelente trunfo eleitoral… Acontece que ninguém mais vai na conversa fiada…

O vereador Bento Ferreira Neto é um verdadeiro dínamo a serviço do MDB - O prestigioso político que tem a grande virtude de ser franco, dando o recado com todas as letras, pouco apoio, muito pouco mesmo vem encontrando por parte da cúpula partidária. Partindo da premissa certíssima de que política é somar, não entende o mencionado vereador o fracasso da dirigência, perdendo-se no cipoal do “aquele que não tem voto”, “o outro que não vale nada eleitoralmente”, ou ainda, “o outro que nem a sua família o apoia”, etc., esvaziando assim um pombal muito bem povoado, arranjadinho e sobretudo estocado para os grandes embates das urnas. Além de não compreender, o vereador Bento exteriorizou suas justíssimas e oportunas críticas... E Bento quando critica não tem meias medidas.

Diariamente as lideranças arenistas percorrem os bairros da cidade e as zonas suburbanas e distritais, levando as mensagens dos seus candidatos. Ariosto e Raphael puxam o carro das triunfais caravanas, falando ao povo a linguagem pura da sinceridade, sem qualquer espírito demagógico, expondo o que pensam sobre os problemas comunitários e como pretendem solucioná-los. Nada de castelos na areia, nadinha de milagres e muitos menos da antipática e negativa afirmação do vou fazer, já fiz, etc. 

E mais…

  • Aceleramento das obras do Mercado do Produtor… 
  • Inauguração do novo e suntuoso prédio da Faculdade de Odontologia…
  • Inauguração dos prédios da unidade administrativa de “Olaria do Cônego”...

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: João Baptista Bussinger (16); Francisco de Moraes Holanda, Angela Spinelli, Antonio Wilson Lugon e Rubem Leal Pinto (17); Edelvira Mello Flores Guinle e Alael Coelho da Silva (18); João Batista da Silva, Maria Nilda Kemp Miller e Orquídea Ile Rocha (19); Paulo Sérgio Cúrio (20); Joel Namen, Mário da Silva Miranda, Noêmia Bizzotto e Lúcio Donald (21) e José Nunes Figueiredo (22).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.