Setor de Psicopedagogia oferece auxílio a professores em Friburgo

Orientadores educacionais e pedagógicos articulam ações para o acolhimento aos estudantes, famílias e educadores
quinta-feira, 24 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Setor de Psicopedagogia oferece auxílio a professores em Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou as aulas presenciais de forma gradual em algumas escolas municipais. O setor de Psicopedagogia da Secretaria Municipal de Educação, vem oferecendo, desde o mês de abril, auxílio psicopedagógico aos professores para o retorno presencial com diversas ações. Entre elas está a escuta e avaliação da metodologia de ensino, entendimento de todos os aspectos que envolvam a aprendizagem, inclusive o afetivo para o professor e o aluno, e sistema de tutoria. As reuniões estão acontecendo de forma quinzenal. 

Nestes encontros, orientadores educacionais e pedagógicos abordam e articulam ações para o acolhimento às crianças, famílias e docentes, com o oferecimento de apoio da psicopedagogia institucional escolar, já que esta trabalha com todos estes atores no processo de ensino-aprendizagem. Assim, já foram realizadas avaliações estratégicas e diagnósticas das unidades escolares que estão participando dos encontros. Todo trabalho escolar é supervisionado pelas orientadoras educacionais e pedagógicas, além dos responsáveis pedagógicos.  

Em cada encontro um tema relacionado à prática educativa é abordado, além da proposta de escuta das demandas das escolas. Após este processo, um ofício/relatório é entregue à subsecretária pedagógica. As demandas são das mais diversas ordens. Magali Rodrigues e Vanessa da Silva Ferreira, ambas psicopedagogas, desenvolvem este trabalho.

“Após 25 anos de trabalho na Educação, me orgulho de poder implementar a psicopedagogia institucional escolar na rede municipal, com uma ação colaborativa e preventiva nas escolas. Desta forma, além de contemplar todos os aspectos fundamentais no ato de aprender, nas atividades desenvolvidas busca-se o caminho para que alunos e professores desenvolvam uma prática autônoma e autoral", observou Magali Rodrigues.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação