Estragos das chuvas: prefeitura realiza reparos em diversos bairros

Em Nova Suíça, moradores reclamam do “esquecimento”
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A obra de recuperação do deque da Rua Teresópolis, na Vila Amélia (Fotos: Henrique Pinheiro)
A obra de recuperação do deque da Rua Teresópolis, na Vila Amélia (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

Na última quarta-feira, 17, o município sofreu as consequências – mais uma vez – de um temporal de verão. A forte chuva acompanhada de rajadas de vento e granizo, conhecida como supercélula, deixou ruas do entorno da Praça Getúlio Vargas alagadas e muitos galhos caíram pelo chão. Na Rua Jardel Hottz, em Olaria, uma árvore caiu sobre um carro. Em bairros como Catarcione e Nova Suíça e no distrito de Amparo houve queda de energia.

A chuva também provocou a queda da letra “R” do letreiro do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro. A Secretaria Municipal de Obras solicitou o reparo e a Secretaria de Serviços Públicos já recolocou a letra em seu respectivo lugar. O município também informou que algumas reformas no complexo do teatro deverão ser licitadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, há um processo administrativo (7.065./2020) em aberto. A Secretaria informou ainda que está atenta aos equipamentos culturais do município e que outras melhorias estão em estudo.

Ações em mais cinco bairros

A Secretaria de Obras realizou o reparo de alguns trechos do calçamento da Rua Felipe Camarão, na Ponte da Saudade, danificados com o temporal. O bairro Varginha recebeu a equipe de calceteiros nas ruas Ana Sartori Catarcione e Francisco Lopes. Um trecho do calçamento de paralelepípedos no Curral do Sol também foi recuperado e no Catarcione o trabalho foi feito na Rua Romualdo Machado. No Centro, a Rua Farinha Filho  teve a recuperação do calçamento concluída. Na Chácara do Paraíso, a equipe de obras atuou na reforma e instalação de banco de concreto no ponto de ônibus da RJ-150, em frente ao Colégio Estadual Júlio Salusse.

A equipe de manilhamentos, da Secretaria de Obras, fez a substituição de manilhas na Rua Zulmira Berçot, no loteamento Santa Bernadete, bairro São Geraldo. Na Rua Aracaju, no mesmo bairro, os funcionários da Secretaria de Obras, além de substituírem as manilhas, construíram uma caixa de passagem. E em parceria com a concessionária Águas de Nova Friburgo, a Rua Luiz Carestiato, no bairro Parque Maria Tereza, também recebeu a troca de manilhas.

Córrego do Relógio, na Vila Amélia

Desde o acidente no bairro Vila Amélia que resultou no afundamento de parte da cobertura de madeira do Córrego do Relógio, no último dia 6, a Prefeitura de Nova Friburgo está com equipes de trabalho no local. Inicialmente, uma ação conjunta envolvendo diversas secretarias serviu para retirar os veículos que foram impactados com o acidente. As equipes da Secretaria de Obras continuam nesta semana no local.

 

A equipe de pequenas obras iniciou a reconstrução do muro de contenção com gaiolas de gabião no trecho da Rua Teresópolis, que cedeu junto à margem do córrego. A equipe de calceteiros também recuperou outros trechos da via. Os trabalhos continuam e as equipe de obras da prefeitura permanecerão no local pelos próximos dias.

Reparos também no Cônego. Em Nova Suíça, reclamações

No Cônego, na Rua D. João VI, num trecho de 200 metros, cerca de seis buracos  foram abertos por conta da chuva. Segundo alguns leitores, nesta terça-feira, 23, equipes da secretaria de obras e da Subprefeitura de Olaria, estavam na localidade. Já no bairro Nova Suíça, moradores voltaram a reclamar da falta de conservação das ruas. Não é de hoje, de acordo com eles, que o bairro carece de atenção do poder público. 

“Nova Suíça, há alguns anos, enfrenta um sério problema de infraestrutura, sendo o mais preocupante a questão dos buracos. As crateras que aqui já existiam, nas duas principais entradas do bairro, quando são tapadas, o serviço é mal executado e dias depois o problema ressurge. Depois da chuva da semana passada, o que estava ruim, piorou, e dezenas de novos buracos surgiram. Não temos condições de ficar assim”, queixou-se uma moradora. 

 

LEIA MAIS

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Setor é contemplado por serviços específicos para suas demandas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra