O primeiro adversário do Friburguense no Campeonato Carioca da Série A2 deste ano virá do Vale do Aço, no sul fluminense. Depois de vários anos na elite, participações importantes e até mesmo uma final de Estadual, o Volta Redonda foi rebaixado para a segunda divisão do futebol do Rio de Janeiro. Desta forma, conforme determinado por sorteio, o Voltaço será o rival do Tricolor da Serra no próximo dia 30 de abril, às 15h, no Eduardo Guinle, na rodada de abertura da segundona.
Os dois times já se enfrentaram oficialmente 35 vezes em toda a história, dez vitórias, 16 empates e nove derrotas. O restrospecto no Eduardo Guinle é ainda melhor, e aponta para seis vitórias do Tricolor da Serra, contra apenas duas do time do Vale do Aço, além de seis empates. Desde 1995 o Frizão não é derrotado na serra pelo primeiro rival da segunda divisão deste ano.
O Volta Redonda foi matematicamente rebaixado no Campeonato Carioca mesmo antes de entrar em campo pela rodada final. Isso porque o Boavista obteve uma importante vitória no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), ainda no último dia 10, ao conseguir recuperar os três pontos que estavam perdidos por punição no duelo contra o Flamengo, válido pela terceira rodada da Taça Guanabara, e com isso se livrou do risco de queda. A decisão ainda cabe recurso no STJD.
Punições por escalações irregulares retiram dos clubes os pontos determinados (no caso do Boavista, três), além dos conquistados no resultado dos jogos. O clube de Saquarema havia perdido sete no total pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme.
Na divisão, foram quatro pelo empate em 1 a 1 com o Vasco, no dia 29 de janeiro (um ponto pelo empate e três pela punição), e três pela derrota por 3 a 0 para o Flamengo no dia 3 de fevereiro. Mas com a decisão do TJD-RJ, o Boavista recuperou os três pontos da derrota para o rubro-negro.
Assim, o Boavista foi a oito pontos na classificação da Taça Guanabara, contra apenas cinco do Volta Redonda. No entanto, no primeiro critério de desempate, o time de Saquarema somava três vitórias contra uma do Voltaço. Ou seja, independentemente dos resultados na última rodada, a situação não teria como se alterar.
A decisão cabe recurso no STJD, que deve ser o caminho adotado pelo Volta Redonda, segundo apurou o jornal O Globo. Em nota, o clube do sul fluminense garante estar focado na última rodada da Taça Guanabara. "O Volta Redonda F.C. segue focado somente na partida diante da Portuguesa, válida pela última rodada. No mais, o departamento jurídico do clube está acompanhando o andamento do julgamento e aguardando o resultado final do processo", afirmou.
Na Série A2 deste ano, o Friburguense, comandado por Cadão, fará três dos cinco jogos do primeiro turno no estádio Eduardo Guinle, e outros três em casa, do total de seis no segundo turno. As partidas serão às quartas e sábados, sempre às 15h. O desafio final programado, pela última rodada da Taça Corcovado, também será em casa, no dia 2 de julho, contra a Cabofriense.
A Série A2 terá o mesmo formato da temporada passada. Ou seja: os 12 clubes foram divididos em duas chaves. O Friburguense está no grupo B, ao lado de Gonçalense, Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul e o time rebaixado da Série A. Na chave A estão América, Cabofriense, Angra dos Reis, Americano, Macaé e Olaria. No primeiro turno, a Taça Santos Dumont, as equipes se enfrentam dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada avançam. O campeão tem vaga nas semifinais do torneio.
No segundo turno, a Taça Corcovado, os times enfrentam rivais do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se junta ao vencedor do primeiro e às duas melhores campanhas no geral. Os vencedores destas semifinais fazem a final, e apenas o campeão sobe para a Série A1.
Deixe o seu comentário