Vendas do comércio têm queda de 1,6% no início de 2022

Segmento de materiais de construção fortificou recuo com baixa de 2,6%
sábado, 12 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As vendas do comércio físico brasileiro marcaram queda de 1,6% em janeiro de 2022 na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o segmento de material de construção registrou a maior baixa do mês, com -2,6%. Apenas três dos setores analisados apresentaram números positivos e o destaque ficou para a comercialização de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que teve variação mensal de 1,5%.

Para o economista da Serasa, Luiz Rabi, o varejo físico ainda enfrenta dificuldades para retornar aos níveis de venda pré-pandemia. “Mesmo com a volta do consumo presencial, os empreendedores ainda encontram desafios para elevar os níveis de vendas e manter um fluxo de caixa estável. O cenário instável da economia no país, a alta inflação e expressiva taxa de juros são fatores que não contribuem para essa recuperação”. 

Ele também pontua que os setores que apresentaram crescimento mostram que o modelo de consumo da população brasileira segue sendo medido por meio da priorização de itens essenciais. “As pessoas continuam priorizando as compras e adiando supérfluos”, finaliza Rabi.

Variação anual registra retração

O comparativo anual entre janeiro de 2022 e o mesmo período de 2021 também revelou queda, essa de 5,6%. Na análise por segmento, apenas o de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática não registrou retração, crescendo 4,2%. O setor de combustíveis e lubrificantes, bem como o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, tiveram as baixas mais expressivas de 14,9% e 9,8%, respectivamente.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: