Desde 2019 caiu a obrigatoriedade anual de vistoria para todos os veículos nos postos do Detran-RJ. Desde então, somente ônibus, micro-ônibus, veículos de carga e transporte escolar precisam passar ser submetidos a inspeção nos postos do órgão. Atualmente o Detran também faz vistorias nos casos em que é preciso emitir a segunda via do CRV (certificado de registro) e fazer retificação e acerto de dados, alteração de nome, baixa de alienação, inclusão de alienação, transferência de propriedade, troca de município, transferência de jurisdição, alteração de característica, mudança de combustível e cor.
No entanto, mesmo com a queda da obrigatoriedade de vistoria anual de um grande número de veículos, motoristas e despachantes estão tendo dificuldades de conseguir marcar o serviço no posto do Detran-RJ de Nova Friburgo, no bairro Duas Pedras.
Um despachante, que trabalha em Nova Friburgo e preferiu não se identificar, disse que quando a agenda é aberta no site www.detran.rj.gov.br, em menos de um minuto, as vagas de vistoria no posto da cidade são preenchidas. “Estamos tendo que levar os veículos para fazer vistoria em Macuco ou Duas Barras. Com isso, além da despesa ser maior, por conta do combustível e dos pedágios, o tempo que se leva também aumenta”, relatou ele.
O que diz o Governo do Estado
A VOZ DA SERRA entrou em contato com o Governo do Estado, questionando o nÚmero de vistorias feitas por dia no posto do Detran de Nova Friburgo, se houve queda nas vagas, o número de funcionários trabalhando nas vistorias, se as vagas atendem a demanda do município. Em nota, o Governo do Estado informou que “devido à grande procura, o Detran.RJ está trabalhando para ampliar o atendimento no posto de Nova Friburgo. Contratou novos funcionários, que estão sendo capacitados para oferecer um serviço de qualidade à população. Em breve, o departamento vai aumentar a capacidade de atendimento da unidade”, informou a nota.
Deixe o seu comentário