Um Caderno Z dedicado aos guerreiros da medicina

Neste domingo o Brasil tem milhões de motivos para comemorar o Dia do Médico e, principalmente, agradecer
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Um Caderno Z dedicado aos guerreiros da medicina

No dia 6 de abril, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a formatura de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, em caráter emergencial enquanto durar a situação de emergência na saúde pública. 

Para antecipar a colação de grau, os alunos precisavam ter cumprido 75% de carga horária para o internato médico ou estágio supervisionado. Em todas as regiões do país, mais de mil estudantes de Medicina em fase final de curso obtiveram seus diplomas. E partiram para o front. O movimento, que atingiu 154 faculdades e 6,5 mil alunos resultou na graduação antecipada pelo MEC. 

No enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da saúde, de todas as faixas etárias, são colocados, diariamente, à prova, e levados à exaustão. Uma categoria, em especial, a dos médicos residentes, se viram diante do maior desafio mundial da saúde, do dia para a noite. 

Como estão esses jovens? Quais são as suas dores, desafios, medos? Que lições tiram disso tudo? Nesta edição falamos um pouco de cada um desses tópicos. E entre outros depoimentos, adiantamos trechos de dois profissionais friburguenses:

“No rodízio de clínica médica, no 5º ano, fiquei responsável por dois pacientes graves. O envolvimento foi tanto, que quando um deles faleceu, incrédulo, fui ao necrotério me certificar de que minha paciente (naquela altura, amiga) havia mesmo me deixado. O segundo saiu do hospital curado e nos falamos até hoje. Ali percebi que a ‘síndrome de Deus’ era descabida: vida e morte são partes de uma mesma jornada”, contou Lucas Concy.

Para a jovem Victoria Carestiato, iniciar a carreira profissional durante a pandemia está sendo desafiador. “É um aprendizado muito valioso. Trouxe à tona o quanto o sofrimento humano ainda nos é desconhecido e se essa minha nova vivência pudesse ser descrita em uma única palavra, eu diria: moderação”, ressaltou.

Neste domingo, 18, o Brasil tem milhões de motivos para comemorar o Dia do Médico, e, principalmente, agradecer. E nós, a equipe do jornal, também. Se cuidem, cuidem uns dos outros, e bom fim de semana!

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde