Um ano de ações pelo resgate da cultura

Coletivo Artesãos da Estrada também se propõe a incentivar o turismo ao longo da Terê-Fri
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Um ano de ações pelo resgate da cultura

O coletivo Artesãos da Estrada foi criado há um ano a partir da constatação que a riqueza e diversidade de arte produzida no eixo Teresópolis-Nova Friburgo, ao longo dos 68 quilômetros da rodovia RJ-130 era ainda pouco explorada. Atualmente mais de 20 artistas se destacam ao longo da estrada Terê-Fri com seus trabalhos confecionados a partir de técnicas diversas e preocupação com o meio ambiente. Os temas das criações em artesanato remetem à figuras e símbolos característicos da Região Serrana do Estado do Rio, mas também existe a produção de peças de decoração com outras inspirações.

Os artesãos expõem suas criações no espaço colaborativo Vem da Serra, na altura do quilômetro 7,5 da Terê-Fri, no bairro Albuquerque, na vizinha Teresópolis. Nele, são encontrados objetos de arte e móveis sustentáveis exclusivos. Para os turistas que preferem pequenos objetos, também há peças utilitárias, como cabides para panos de prato, ou almofadas e luminárias. Há ainda souvenires e presentes para todos os estilos e já estão sendo fechadas novas parcerias, garantindo uma renovação constante nas prateleiras.

A constante renovação dos participantes deste coletivo é vista de forma positiva. Segundo Monica Deluqui, idealizadora do projeto Fator Brasis e uma das organizadoras do grupo, o movimento é parte do formato que adotaram. “O ir e vir é inerente aos processos criativos. Nos interessa fortalecer a criatividade e a autoria das peças. Queremos ser um grupo forte e mais que isso, mostrar para o mundo que além da natureza exuberante, Teresópolis e Nova Friburgo têm também artistas incríveis”, comenta.

Hoje, entre os artesãos, vários são do grupo original, como Marcos Alfredo, que trabalha com reaproveitamento de aço e madeira, Fabiana Kaled, artista plástica ou Adriana Paganote, que faz trabalhos em crochê com lacres. Outros chegaram ao longo do ano, como Dolores Montesó, artesã de bonecos em papel maché e Pillar Herrero, que produz luminárias exclusivas.

O Espaço Vem da Serra, onde se reúnem os Artesãos da Estrada, fica aberto entre quarta-feira e domingo e em horários alternativos pré-agendados para receber grupos. Alguns guias da região incluíram o local em seus roteiros e os turistas só têm elogios a esta opção. 

O moveleiro e pesquisador de materiais Alexandre Toscano comemora a adesão dos receptivos turísticos da região, reforçando que juntos estão criando formas de se “levar a Região Serrana na bagagem”, diz. Mais informações no site www.vemdaserra.com.br.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: