Todos os anos é realizada em Nova Friburgo a já tradicional Cavalgada de São Jorge, organizada por Júlio César Alves, o conhecido Júlio do Cavalo. Neste ano, a 29ª edição da Cavalgada de São Jorge será ainda maior com direito a shows. O evento acontece desta sexta-feira, 21, a domingo, 23, no Mercado do Produtor da Região Serrana, da Ceasa, em Conquista, distrito de Campo do Coelho.
Júlio do Cavalo está confiante no sucesso de mais uma cavalgada. “A cada ano que passa, o evento vem ganhando um número crescente de adeptos, o que comprova a grande popularidade do santo guerreiro na região”, esclareceu.
Além de muita fé e devoção a São Jorge, a cada ano que passa o respeito e o cuidado com os cavalos têm ganhado cada vez mais importância. Nesse sentido, algumas práticas foram terminantemente proibidas, como cavalo sem ferraduras, garupa, espora pontiaguda, entre outros detalhes. A própria organização da cavalgada se comprometeu a verificar o cumprimento dessas normas.
É importante lembrar que a entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível (doação que será revertida à Instituição Bom Samaritano). A cavalgada será realizada no domingo e, como de costume, vai percorrer diversas ruas da cidade, com direito a parada para oração dos devotos em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã.
Programação
Sexta-feira, 21: Silvinho do Forró a partir das 20h; Sábado, 22: Forró com os Meninos da Pegada e Swing Livre a partir das 20h; Domingo, 23: Atrações a partir das 10h, tradicional cavalgada a partir das 14h, Mania do Forró às 17h e Wemerson às 20h.
Os devotos do santo guerreiro na localidade rural de Janela das Andorinhas, no distrito de Riograndina, programaram uma carreata solidária de São Jorge neste domingo, 23, às 14h. Eles pedem aos participantes a doação de alimentos não perecíveis para uma ação social. Às 15h, será celebrada a missa do padroeiro na Janela das Andorinhas, onde está sendo construída uma capela dedicada a São Jorge.
São Jorge
O santo guerreiro tem uma história repleta de fé, resistência e força. Popular entre milhões de pessoas, tem sua devoção compartilhada entre o cristianismo, umbanda e candomblé. Sabe-se que o santo guerreiro era filho de pais cristãos e nasceu na região da Capadócia, na Turquia. Criado na Palestina e promovido a capitão do exército romano, Jorge não escapou da conhecida perseguição aos cristãos, propagada pelo imperador Diocleciano.
Mesmo sendo alvo de pressões e torturas para desistir de sua fé, Jorge permaneceu forte e fiel. No dia 23 de abril de 308, ele foi sentenciado à morte por degolamento. E como um verdadeiro guerreiro da fé, lutou até o fim de sua vida pelo seu propósito, tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.
São Jorge foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha. O que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido às torturas do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé. Independente das lendas e versões criadas, a celebração a São Jorge sobrevive até hoje como um símbolo de força e mártir da fé cristã.
Deixe o seu comentário