Todos os anos é realizada em Nova Friburgo a já tradicional Cavalgada de São Jorge, organizada por Júlio César Alves, o conhecido Júlio do Cavalo. Neste ano, a 29ª edição da Cavalgada de São Jorge será ainda maior com direito a shows. Ao contrário dos anos anteriores, a cavalgada não será realizada no dia do Santo Guerreiro, esta terça-feira, 23, feriado estadual. O evento foi adiado para o próximo domingo, 28, com concentração em frente à Praça Lafayette Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, às 10h. Segundo a organização do evento, o adiamento visa não prejudicar o comércio que está autorizado a abrir no feriado desta terça-feira.
Júlio do Cavalo agradece ao público pela adesão de cada edição. “A cada ano que passa, o evento vem ganhando mais adeptos. A festa é de vocês, eu só organizo. Quem faz a festa é o público”, destacou. A participação no evento, que tem como lema este ano “Doe órgãos e faça uma família feliz”, é um quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades não filantrópicas.
“Esse ano vamos ter o trio elétrico percorrendo a cidade com a cavalgada. Vamos fazer a tradicional oração em frente ao hospital municipal Raul Sertã e em frente a Catedral São João Batista, na Prça Dermeval Barbosa Moreira. No evento, teremos ainda sorteio de cavalos, bonés, camisas, entre outros”, complementa Júlio.
Além de muita fé e devoção a São Jorge, a cada ano que passa o respeito e o cuidado com os cavalos têm ganhado cada vez mais importância. Nesse sentido, algumas práticas foram terminantemente proibidas, como o uso de ferraduras nos animais, garupa, espora pontiaguda, entre outros detalhes. A própria organização da cavalgada se comprometeu a verificar o cumprimento dessas normas.
Programação musical
-
Edson, o Cowboy de Jesus, às 18h;
-
Os Meninos da Pegada, às 19h.
São Jorge
O santo guerreiro tem uma história repleta de fé, resistência e força. Popular entre milhões de pessoas, tem sua devoção compartilhada entre o cristianismo, umbanda e candomblé. Sabe-se que o santo guerreiro era filho de pais cristãos e nasceu na região da Capadócia, na Turquia. Criado na Palestina e promovido a capitão do exército romano, Jorge não escapou da conhecida perseguição aos cristãos, propagada pelo imperador Diocleciano.
Mesmo sendo alvo de pressões e torturas para desistir de sua fé, Jorge permaneceu forte e fiel. No dia 23 de abril de 308, ele foi sentenciado à morte por degolamento. E como um verdadeiro guerreiro da fé, lutou até o fim de sua vida pelo seu propósito, tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.
São Jorge foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha. O que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido às torturas do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé. Independente das lendas e versões criadas, a celebração a São Jorge sobrevive até hoje como um símbolo de força e mártir da fé cristã.
Deixe o seu comentário