É possível ver até onde as obras de recapeamento chegaram na rodovia RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo): do quilômetro 0, no entroncamento com a BR-116 (Rio-Bahia), em Teresópolis, até próximo ao acesso ao bairro Cardinot, em Nova Friburgo. Dali até o quilômetro 68, no trevo de Duas Pedras, os buracos permanecem aumentando em tamanho e quantidade a cada dia. Também falta sinalização, escoamento de águas pluviais e sem obras de melhorias, causando desgastes nos veículos que passam pelo trecho e riscos de acidentes.
A VOZ DA SERRA vem recebendo diariamente inúmeras reclamações de motoristas e moradores que utilizam a rodovia com frequência sobre as obras paralisadas, sem a movimentação de máquinas nem de trabalhadores.
Em reportagens anteriores sobre a paralisação da obra realizadas no ano passado, o coordenador da Região Serrana da Secretaria estadual de Infraestrutura e Cidades, Nami Nacif, informou que o impedimento para o avanço dos serviços era a falta de conclusão do sistema de drenagem do trecho em frente ao Hospital São Lucas, no bairro Duas Pedras. Nami na época, assegurou que a obra seria finalizada.
Drenagem foi realizada, mas as obras não foram retomadas
Conforme noticiado em setembro do ano passado, ainda restava concluir a pavimentação asfáltica dos oito quilômetros finais da rodovia, entre Córrego Dantas e o trevo de Duas Pedras. Questionado se a previsão de término da obra na Tere-Fri continuaria sendo naquele mesmo mês, conforme anunciado anteriormente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, na época, não respondeu.
As intervenções no trecho final da rodovia começaram em meados de agosto. No mês anterior, o Governo do Estado havia informado que “aprovara um aditivo de prazo para a conclusão das obras da RJ-130. O acréscimo foi motivado pela necessidade da realização dos serviços de drenagem de uma encosta, na altura do bairro Duas Pedras, próximo ao Hospital São Lucas, diante do risco de enchentes causadas pelas chuvas no local”.
A obra
As intervenções na RJ-130 começaram no final de dezembro de 2021 e tinha previsão de término em um ano, mas o prazo foi prorrogado. A obra é um sonho antigo, tanto dos motoristas, como dos empresários do setor hoteleiro e dos caminhoneiros que utilizam a estrada para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. A obra de recuperação da rodovia, executada pelo Estado está orçada em R$ 63 milhões.
Uma das queixas dos motoristas que utilizam a Tere-Fri é quanto a necessidade urgente de nova pavimentação. Um dos pontos mais críticos é na altura do bairro Duas Pedras, onde ondulações na pista aumentam o risco de acidentes. Naquele trecho, buracos e escavações nos acostamentos causadas por enxurradas obrigam motoristas desavisados a terem que fazer manobras arriscadas e até mesmo invadir a contramão para desviar das crateras.
O que diz o DER
A VOZ DA SERRA entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ) para saber se há alguma previsão de retomada das obras, Em nota, o órgão esclareceu que “está adotando as medidas necessárias para substituir a empreiteira contratada, que já foi notificada pelo não cumprimento dos serviços e, por isso, as obras foram suspensas temporariamente”, portanto, ainda não há prazo para a retomada dos serviços.
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