'Superlua rosa de Páscoa' poderá ser vista nesta quinta

Fenômeno poderá ser apreciado assim que a lua surgir no céu, mas o satélite atingirá às 4h35 seu momento mais brilhante
quinta-feira, 06 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Thiago Lima)
(Foto: Thiago Lima)

Uma lua cheia batizada de "Superlua Rosa" será visível em todo o Brasil nesta quinta-feira, 6, segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana. Nesta fase, a lua vai aparecer maior e mais brilhante do que o normal durante as três noites em que ficará na fase cheia, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. No Brasil, isso acontecerá especificamente às 4h35 da madrugada.

O nome "Superlua Rosa" foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nesta época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a lua não terá nenhuma mudança de cor.

No calendário cristão, esta é a Lua Pascal, a partir da qual se calcula a data da Páscoa. De acordo com a tradição, o feriado cristão da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera naquele hemisfério.

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é um conceito astronômico propriamente dito. Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu (o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita) com a lua cheia. Não é uma situação rara, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu. Em 2022 ocorreram três superluas: a de Morango, em junho, a dos Cervos, em julho, e a de Esturjão, em agosto.

Detalhes importantes

  • A órbita da lua ao redor da Terra tem forma elíptica: uma forma oval que, pela sua irregularidade, aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;

  • O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a microlua;

  • O ponto mais próximo é o perigeu;

  • Quando a lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa. (Fonte: G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: