Sindicatos se mobilizam para ajudar a quem tem fome

Tendas para arrecadação e doação de alimentos são montadas pelas entidades
segunda-feira, 12 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

 

Quem passa pela Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), aos sábados, vê ali uma tenda com mesas cheias de pacotes de macarrão, feijão, arroz e outros alimentos não perecíveis e o cartaz escrito “Pegue o que precisar. Doe o que puder”. Uma iniciativa do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), do Sindicato dos Professores de Nova Friburgo (Sinpro) e Região e do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo, que visa dar assistência à população, com distribuição de alimentos e itens de higiene.

“O número de vulnerabilidade da população tem crescido. Recebemos muitos relatos de pessoas passando fome, até de profissionais de educação, como alguns de apoio da cidade, que ganham menos de um salário mínimo”, explica o professor Daniel Campos, diretor do Simpro, do Sepe e coordenador do Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo, que coordena a campanha ao lado do professor Rômulo Cravinho, também diretor do Sinpro e do Sepe.

O projeto começou no último dia 3 com a tenda em frente ao Ienf e, no último fim de semana, além do Centro, também aconteceu no distrito de Amparo. Já foram distribuídas cerca de duas toneladas de alimentos nos dois últimos fins de semana. “Para a gente foi impressionante a situação de vulnerabilidade dos moradores de Amparo. De imediato, a procura foi muito alta. Foram três horas de funcionamento da tenda no distrito e todos os alimentos levados foram distribuídos”, revelou Daniel Campos.

Ele explica ainda que a tenda é um espaço de solidariedade, onde pessoas que querem ajudar e não sabem como, podem fazê-lo, levando alimentos e itens de higiene. No local também há a distribuição de máscaras e é feito um trabalho de conscientização sobre a importância das medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19.” Quem está com fome e não tem dinheiro para comprar o alimento, não tem dinheiro para comprar os itens necessários para ajudar na prevenção à Covid -19. Me tocou muito a situação e um menino que passou na tenda para vender bala, o que já escancara a questão da miserabilidade, inicialmente para pegar a máscara. Foi trabalhar e no final, voltou e pegou alimentos também”, disse o professor.

A meta dos coordenadores da campanha é abrir uma tenda em uma localidade diferente a cada semana. “Para isso, precisamos de mais pessoas que se voluntariem para ajudar no espaço”, explica Daniel Campos. A tenda do Centro, em frente ao Ienf, funciona aos sábados, das 13h às 17h. A tenda de Amparo funciona aos domingos, na Rua Raul Rivail Gripp, no loteamento Barroso, das 9h às 12h. Ambas além da distribuição dos alimentos, também recebem doações. Quem quiser participar da campanha seja em forma de trabalho na tenda ou doação de alimento ou dinheiro, pode entrar em contato com o professor Daniel Campos, pelo telefone (22) 9 9882  9482 ou professor Rômulo Cravinho, pelo telefone (22) 9 9765 3057.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: