Ano de Copa do Mundo é sinônimo de calendário mais justo e corrido. Desta forma, o Friburguense terá, em relação a 2021, um mês a menos para o planejamento e preparação para a disputa do Campeonato Carioca da Série A2.
De acordo com o calendário oficial de competições, divulgado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a segunda divisão fluminense terá início em maio, provavelmente entre os dias 1º e 8, com previsão de término na última semana de julho. Ou seja, o Tricolor da Serra terá três meses de jogos para tentar voltar à elite do futebol carioca.
Outro compromisso do Frizão em 2022, a Copa Rio, que dá ao campeão uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou Copa do Brasil, deverá começar na segunda semana de agosto, com a final prevista para acontecer entre 17 e 24 de novembro. Nas últimas temporadas, a competição tem sido realizada no sistema mata-mata, o que provavelmente será mantido para este próximo ano.
Quanto aos demais campeonatos, a Série A1 (primeira divisão do Rio de Janeiro) começa em janeiro. A Série C deverá ter início praticamente de forma simultânea com a A2, enquanto a Série B1, equivalente à terceira divisão, deverá ser iniciada em setembro, juntamente com a Série B2. O Campeonato Carioca Feminino também seguirá o calendário oficial do Estado e terá início em outubro.
Para o Friburguense, o desafio continua sendo a disputa da Série A2. A tendência, embora ainda não tenha sido discutida oficialmente, é pela manutenção da mesma fórmula dos últimos anos. Desta forma, salvo alguma situação extraordinária, a competição será disputada por 12 clubes, divididos em duas chaves. Eles se enfrentarão dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada chave avançam. O campeão terá vaga nas semifinais do torneio.
No segundo turno, os times enfrentam rivais do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se juntará ao vencedor do primeiro e às duas melhores campanhas no geral. Os vencedores destas semifinais farão a final, e apenas o campeão subirá para a Série A1.
Na temporada deste ano, o Audax conseguiu o título e a promoção à primeirona. Já o Duque de Caxias, último colocado, foi rebaixado para a Série B1. O campeão e único promovido à A2 foi o Olaria, sendo rebaixados o tradicional Goytacaz (que participa da quarta divisão pela primeira vez em sua história) e o Carapebus. Estão qualificados para a segunda divisão estadual em 2022, além do Friburguense, as equipes Cabofriense, Gonçalense, Artsul, Americano, América, Macaé, Sampaio Corrêa, Olaria, Maricá e Angra dos Reis.
Frizão no ranking da CBF
Com todas as divisões do Campeonato Brasileiro encerradas e também a Copa do Brasil, pondo fim à temporada 2021 do futebol profissional nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a atualização do seu ranking de clubes para 2022.
Na relação há mais de 200 clubes, sendo 15 do Rio de Janeiro. O Friburguense é um deles, e figura na posição 238. O Flamengo permanece em primeiro lugar, o Fluminense em nono, o Botafogo em 18º e o Vasco em 19º. A seguir aparece o Volta Redonda, único do Estado na Série C, ocupando a 53ª posição. Entre os 100 primeiros do Brasil está também o Boavista (72º). Bangu (110º), Madureira (113º), Portuguesa (122º), Macaé (167º), Cabofriense (170º), Itaboraí (185º), Americano (196º) e Nova Iguaçu (197º) completam a relação.
A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais recentes. São considerados os campeonatos realizados nos últimos cinco anos e, para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano mais recente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.
Deixe o seu comentário