São Francisco: bênção este ano foi de forma mais diluída, em dois horários

Houve também Triduo preparatório; celebração do trânsito do santo e, na segunda, duas missas
terça-feira, 05 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Paróquia de São Francisco de Assis (Arquivo AVS)
A Paróquia de São Francisco de Assis (Arquivo AVS)

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Paróquia de São Francisco de Assis realizou este ano a bênção de animais, em celebração ao Dia de São Francisco, na última segunda-feira, 4, de forma mais diluída, em dois horários:  das 8h às 9h e das 15h às 16h. 

Além da tradicional bênção dos animais, suspensa no ano passado em razão da pandemia, houve um Triduo preparatório; no domingo à noite houve a celebração do trânsito de São Francisco; e no dia do santo, duas missas, às 9h e às 17h. 

Francisco nasceu como Giovanni di Pietro di Bernardone, em Assis, na Itália, em 1181 ou 1182.  Depois de uma juventude normal, filho de pai rico, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem dos Franciscanos. Em uma época em que os religiosos costumavam fixar-se em mosteiros, os franciscanos faziam pregação itinerante,  e com a crença de que o Evangelho deveria ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo.

Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Sua oração, uma das mais famosas do mundo, diz assim: "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o Amor, Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém".

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: