Sam Panopoulos, inventor da pizza havaiana, morreu em 2017, no Canadá

O abacaxi na pizza opôs dois estadistas, em “controvérsia diplomática”: o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau saiu em defesa da receita atacada pelo presidente da Islândia, Guoni Jóhannesson. A contenda terminou em pizza [com abacaxi], naturalmente
quinta-feira, 04 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Derek-Ruttan/Postmedia Network File Photo)
(Foto: Derek-Ruttan/Postmedia Network File Photo)

A criação de Panopoulos, que em 1962 decidiu incluir abacaxi em conserva no recheio do famoso prato italiano, foi copiada no mundo inteiro e, como quase tudo que ganha fama, gerou polêmica. Mais tarde, essa fama levou o restaurante dos irmãos Panopoulos a se transformar em uma rede de franquias de sucesso. 

Alguns meses antes de falecer, em 2017, aos 83 anos, Panopoulos relembrou à BBC como ele e seus irmãos tiveram a ideia, há 55 anos. "Colocamos (abacaxi e presunto) em cima da pizza, só de brincadeira, para ver qual sabor teria", contou. "Tínhamos acabado de abrir o negócio e estávamos fazendo vários experimentos", acrescentou.

Aprovado pela família, os irmãos resolveram colocar no cardápio como sugestão aos fregueses, que curtiram a mistura do doce com salgado da receita. O invento ganhou força com a moda ‘tiki’, que popularizou a cultura polinésia na América do Norte. 

O nome de Panopoulos voltou aos holofotes no início daquele ano (2017) depois que o presidente da Islândia, Guoni Thorlacius Jóhannesson, provocou polêmica nas redes sociais ao dizer a um grupo de estudantes que ele se opunha "fundamentalmente" à inclusão de abacaxi na pizza e sugeriu que isso fosse proibido no país.

Na ocasião, o “chef” disse que não entendia a aversão do líder islandês à receita. Na defesa de sua famosa receita, Panapoulos alegou ter dado um toque "refrescante" ao famoso prato italiano.

‘Se pudesse, proibiria’

A disputa entre quem adora e quem odeia presunto com abacaxi, chegou a causar uma controvérsia “diplomática”, com a declaração do presidente da Islândia, claro que não totalmente séria. 

Mas suas declarações para uma plateia de crianças na escola sobre sua oposição ao abacaxi na pizza, de forma bastante incisiva, ao ponto de sugerir sua proibição em uma postagem no Facebook, provocou reações imediatas ao falar mal, inclusive, dos abacaxis em geral.

Ninguém menos que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, reagiu no Twitter: "Defendo publicamente esta deliciosa criação do sudoeste de Ontário". Jóhannesson chegou a suavizar sua posição posteriormente, ao admitir, em 2018, que "havia ido longe demais".

Por sua vez, Sam Panopoulos não deu tanta importância ao fato, até porque nem tinha a menor ideia do  alvoroço que ele, involuntariamente, havia criado.

Curiosidades sobre a pizza havaiana

  • O nome dela é uma referência à lata de abacaxi em conserva usada em sua criação.

  • O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, é fã do prato e escreveu #teampineapple (#timeabacaxi) no Twitter no início do ano [2017].

  • O chef britânico Gordon Ramsey detesta a receita. 

  • Alguns alemães reivindicam a criação da pizza havaiana, dizendo que a receita é baseada em um sanduíche de abacaxi, queijo e presunto, a "Torrada Havaiana", popular na década de 50.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inteligência Emocional (Método EVO)

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: