O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 15, ressaltando que a fase atual do recenseamento obrigatório 2023/2024 é destinada somente para pensionistas ligados à autarquia. O procedimento em vigor não abrange os servidores aposentados ou ativos do estado. O alerta é sobretudo para os inativos que têm ido equivocadamente às agências do Rioprevidência na tentativa de fazer o procedimento. A autarquia informa ainda que a realização do recenseamento para aposentados e pessoal ativo será amplamente divulgada em data oportuna.
Desde novembro de 2023, a autarquia realiza o recenseamento obrigatório para pensionistas, que devem comparecer, no mês de aniversário, a uma das 17 agências ou postos do Rioprevidência, mediante agendamento prévio pelo site www.rj.gov.br/rioprevidencia ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de fixo ou celular). Os documentos necessários são: identidade, CPF, título eleitoral e comprovante de residência recente.
O Rioprevidência informa que, quanto aos pensionistas de militares, estes somente são obrigados a fazer o recenseamento caso estejam associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujo instituidores da pensão faleceram até 31 de dezembro de 2021. Mais informações como regras para casos de pensionistas acamados, impossibilitados de locomoção e residentes fora do Rio e exterior no site www.rj.gov.br/rioprevidencia.
Deixe o seu comentário