Rio de Mãos Dadas pelo Interior: projeto incentiva a retomada da economia

Iniciativa liderada pelo Sincomércio vai abordar a atual situação do varejo no município
quarta-feira, 05 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende
Presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende

Nova Friburgo vai sediar na próxima terça-feira, 11, às 9h, a jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Senac e Sebrae Rio. Liderada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio),  esta primeira edição do projeto no município terá como tema o setor de varejo contando ainda com uma palestra e mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários.  A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020. Para inscrições, é só clicar aqui

O projeto Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia da Covid-19. Os empresários participantes assistirão palestras gratuitas com especialistas e poderão contratar uma mentoria personalizada para encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios. A iniciativa teve início em março, em Petrópolis, e também já teve uma edição em Teresópolis. Outras 12 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do varejo, gastronomia, turismo, entre outros.

O presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, considera de suma importância a realização do programa Rio de Mãos Dadas pelo Interior neste momento de pandemia. Ele acredita que as palestras e mentorias ajudarão as empresas do varejo, que hoje enfrentam problemas de toda ordem, a superarem as dificuldades e sobreviverem à séria crise que atravessam. Braulio Rezende diz que se sente agradecido por Nova Friburgo ter sido escolhida para receber o projeto. 

“É um trabalho fundamental da Fecomércio, do Senac, do Sebrae Rio e do nosso Sindicato, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em benefício dos empreendedores da cidade. Além das palestras sobre assuntos atuais, ainda seremos brindados com consultorias, que contribuirão para que as empresas encontrem caminhos diferentes, saídas criativas para situações complexas. Estamos muito animados com essa perspectiva”, ressalta o presidente do Sincomércio.

Em Friburgo, o tema abordado será “Convivendo ainda com a pandemia: o que fazer para sobreviver no 1º semestre de 2021”. A iniciativa contará com palestra do embaixador de varejo do Senac, Luiz Antonio Secco, sócio diretor da Azov Consultoria e Educação. Em seguida, os participantes poderão participar de uma mentoria individual com o especialista pela plataforma Zoom. Os 20 primeiros interessados, associados ao Sincomércio, poderão fazer a mentoria gratuitamente.

Após essa consultoria, os participantes passarão por uma pós-mentoria, em que haverá apresentação do diagnóstico e encaminhamento para as soluções e melhorias necessárias. Entre essas soluções estão o encaminhamento para cursos do Senac, a realização de consultorias do Sebrae Rio ou mesmo a contratação do serviço de consultoria da Azov.

Depois dos empresários do varejo, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior vai abordar novos temas como gastronomia e turismo. Em paralelo, segue também para outros municípios, como Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna, Angra, Cabo Frio, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, São João de Meriti e Niterói.


Doações do Mesa Brasil Sesc 


Também com o apoio do Sincomércio e dentro da campanha Rio de Mãos Dadas, o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc Rio distribuiu, no último dia 22 de abril, cinco toneladas de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Nova Friburgo. O conteúdo das doações foram cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) oriundos de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. 

Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial - ao Mesa Brasil Sesc Rio. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais cadastradas, que fazem a distribuição para o público final. Ao todo, nos meses de abril, maio e junho, serão distribuídas 50 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social de 22 municípios fluminenses. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: