Respirar pelo nariz alivia o estresse e aumenta a atividade cerebral

Inspira pelo nariz, expira pela boca, uma das recomendações mais frequentes diante de uma situação na qual é preciso se acalmar
sexta-feira, 16 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Respirar pelo nariz também auxilia no controle da temperatura corporal, reduz a ansiedade e riscos de desenvolver apneia do sono e ronco. Propicia a produção de óxido nítrico, um broncodilatador que esteriliza o ar nas cavidades durante o caminho para os pulmões. E aumenta os níveis de circulação de oxigênio no sangue.

Inspira pelo nariz, expira pela boca. Essa é uma das recomendações mais comuns diante de uma situação na qual é preciso se acalmar. Especialistas afirmam que respirar apenas pelo nariz pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

Estudos mostram que a respiração nasal também pode aumentar a função cerebral, diminuir a pressão arterial e aliviar o estresse e a ansiedade.

Estresse, pressão e função cerebral

O personal trainer e terapeuta de ioga Yanar Alkayat, de Londres, explica porque a respiração nasal pode combater o estresse e a ansiedade. "A primeira coisa que você pode notar sobre respirar pelo nariz, especialmente na expiração, é que é mais fácil desacelerar a respiração, sendo fisicamente mais difícil respirar lentamente pela boca", explicou. 

"A expiração lenta envia sinais através do nervo vago (o nervo craniano mais longo do corpo, indo do estômago ao cérebro). Isso aciona o sistema nervoso parassimpático, uma rede de nervos que relaxa o corpo após estresse ou perigo, ao diminuir a frequência cardíaca".

Essa mesma ativação também pode controlar a pressão arterial, afirma Gillian McMichael, treinadora transformacional e professora de meditação em Edimburgo, na Escócia. "A pressão alta pode ser causada por muito estresse e ansiedade, entre uma série de outras coisas. Quando estamos em alto estado de alerta, respiramos naturalmente pela boca. Técnicas de respiração simples, como o 'método da caixa', reduzem a pressão arterial se você fizer isso regularmente", assegurou.

Ao respirar pelo nariz, o óxido nítrico é liberado do corpo. Esta molécula atua como um vasodilatador, o que significa que abre os vasos sanguíneos. Assim, a circulação sanguínea melhora e leva mais oxigênio para o corpo todo, proporcionando energia para todo o organismo. (Fonte: headtopics.com.br).

Entre nariz e boca

Por mais que respirar pela boca seja tão natural e instintivo quanto respirar pelo nariz, devido à capacidade que ambos têm de aspirar o ar, a respiração considerada correta é a realizada pelas narinas. O interior do nariz possui elementos específicos para o tratamento do ar inalado, permitindo que ele entre no organismo o mais puro possível.

“O ar que entra pelo nariz sofre aquecimento, filtração e umidificação, o que não acontece quando respiramos pela boca. A respiração nasal deixa o ar inspirado em condições ideais para a troca de oxigênio e gás carbônico em menor tempo e com menor gasto de energia”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

A presença dos pequenos pelos que ficam no interior das narinas (vibrissas) e do muco é essencial para o processo de filtração, pois esses elementos retém as partículas que entram com o ar. Os pelos geralmente conseguem conter partículas maiores, enquanto o muco retém as mais finais, além de proteger contra microrganismos. Já o aquecimento e a umidificação são obtidos, respectivamente, pelo tecido conjuntivo e por glândulas presentes na cavidade nasal. 

    Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica (acontece desde a infância), leva a alterações em todo o crescimento da face. Isso se chama síndrome do respirador oral. Já no adulto, pode ser prejudicial para as pessoas que têm doenças pulmonares, como asma e bronquite”.

Mesmo sabendo da importância de se respirar somente pelo nariz, quando o nariz fica entupido a respiração pela boca se torna, à princípio, a única saída. Nesse caso específico, o tratamento da congestão se faz necessário também para resgatar a respiração correta. “Em situações agudas, podemos fazer lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% e, se persistir, o ideal é procurar um especialista”. (Fonte: cuidadospelavida.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: