No último sábado, 25, aconteceu a "Oficina de Restauração Florestal" na RPPN (Reserva Particular de Proteção Permanente) de Rio Bonito, no distrito de Lumiar, onde serão plantadas seis mil mudas nativas. Mais de 60 pessoas passaram o dia inteiro envolvidas com atividades de defesa do meio ambiente, aprendendo com as equipes do IIS e do Caminhos da Mata Atlântica. Cada participante teve a oportunidade de plantar uma muda no "Bosque da Reserva".
Com o objetivo de iniciar o plantio de seis mil mudas nativas da Mata Atlântica em RPPNs em Nova Friburgo, divulgar sua importância, expor técnicas de enriquecimento ecológico e a relação de fauna e flora nos processos de restauração da Mata Atlântica, a oficina de restauração florestal também discutiu e complementou a capacitação virtual sobre recuperação da vegetação nativa na região.
Na ocasião, foi inaugurado o "Bosque da Reserva", uma área onde os visitantes da RPPN podem contribuir com a restauração e conservação da biodiversidade local, plantando sua própria muda. A programação contou com apresentações sobre a RPPN e a estratégia de restauração, diálogos sobre o enriquecimento ecológico e relação fauna e flora, além de atividades práticas (reconhecimento e seleção de espécies, observação da área de plantio e técnicas de plantio).
A oficina foi uma iniciativa do "Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica", do Ministério do Meio Ambiente com a colaboração da "Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável", com apoio financeiro do Banco Alemão de Desenvolvimento, por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Deixe o seu comentário